Curitiba recebe Campeonato Nacional de Hockey em novembro

Francielly Azevedo


Há quem diga que Hockey é um esporte internacional, mas a modalidade tem sido bastante difundida no Brasil. Tanto que entre os dias 15 e 18 de novembro Curitiba recebe o Campeonato Nacional de Hockey Inline, principal competição de hockey sobre patins disputada no Brasil. O torneio será no Ginásio Almir Nelson de Almeida, mais conhecido como Ginásio do Tarumã, e servirá de teste para o Campeonato Sul Americano de Hockey de 2019.

No Brasil existem 2.205 atleta ativos na modalidade, de acordo com o Censo de Hóquei Inline Brasileiro de 2018. Deste total, 75% são homens e 25% são mulheres. O percentual de jogadores abaixo de 18 anos corresponde a 36% do total.

A região Sudeste é a que concentra o maior número de competidores, com 56,78%. Na sequência vem Sul 15,6%; Norte 11,84%; Centro-Oeste 10,52%; e Nordeste 5,26%.

O levantamento também identificou a existência de 54 equipes ativas de hockey inline, sendo 23 no Sudeste, 11 no Sul, 9 no Centro-Oeste, 6 no Norte e 5 no Nordeste.

CAMPEONATO

É a segunda vez que a capital paranaense recebe os competidores, vindos de diversos estados brasileiros. Este ano, 16 equipes estarão no ringue de patinação. Gustavo Tecchio, atleta da Seleção Brasileira de Hockey, já é nome confirmado entre os participantes.

Organizado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), o evento teve sua primeira edição em 1972. No entanto, esta é a primeira vez que o campeonato será aberto ao público. Os ingressos são gratuitos e poderão ser adquiridos nas bilheterias do ginásio nos dias de evento.

**Com informações da Assessoria**

 

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.