Curitiba sedia o Brasileiro de Canoagem

Redação

Acontece no Parque Náutico, em Curitiba (PR), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016. O evento reúne 357 atletas de 37 associações e clubes de todo o Brasil e continua até o próximo domingo (25).
Entre eles, dez atletas fazem parte do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP) de iniciativa do governo do estado e que concede bolsas de incentivo.
Participam desta edição Ana Paula Vergutz, Vagner Júnior Souta, Roberto Maehler e Mari Christina Santilli (paracanoagem), que estiveram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, e Emilly Conrad Schellworth, Marco Antonio Voigt Navarro, Beatriz Renata Vergutz, Vitor Hugo Voigt Navarro, José Agmarino de Jesus Coelho (Zecão) e Vander Rogerio Pereira de Lima.
Nos bastidores da competição, a canoísta Ana Paula Vergutz falou da importância do campeonato brasileiro em Curitiba e da sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. “É uma experiência única que imaginamos vivenciar algum dia. Quanto ao campeonato nacional é importante mencionar que serve para classificação na seleção do ano que vem. O nosso ciclo foi feito para as Olimpíadas. O que vier de resultado é lucro. Vamos entrar para remar e vencer”, disse a atleta que é a primeira brasileira a participar da canoagem em uma olímpiada.
Sobre o programa TOP de iniciativa do governo estadual, Ana Paula argumenta que “o TOP 2016 facilita a vida do atleta e diminui o caminho para realizarmos o nosso sonho”.
Já Vagner Junior Souta disse que participar das Olímpiadas foi importante para a carreira. “Faz um mês que acabaram as Olimpíadas e já estamos no campeonato brasileiro para fazer o nosso melhor. A realização do campeonato nesta época é essencial para despertar nas crianças o gosto por esta modalidade”.
Quanto ao TOP, Vagner recorda que o programa o ajudou em um momento de necessidade. “Espero que muitos atletas possam fazer parte do TOP, pois auxilia na construção das carreiras. É um investimento específico no esporte de rendimento”.
Primeira medalha TOP
E já saiu a primeira medalha do Talento Olímpico do Paraná no primeiro dia de competição do campeonato brasileiro de canoagem e paracanoagem, realizado na capital paranaense. Foi ouro na paracanoagem com José Agmarino (Zecão) que disputou o Master B – 1000 metros. “É muito bom conseguir o bicampeonato em mais um ano de competição. E estamos preparados para passar por mais quatro provas. São mais chances de conquistar medalhas”, disse otimista. Vale dizer que Zecão é detentor de mais de 200 medalhas entre campeonato brasileiro, sul-americanos, e pan-americanos.
O campeonato brasileiro
O evento realizado no Parque Náutico do Iguaçu conta com os principais canoístas do Brasil. Entre eles, Isaquias Queiroz que conquistou três medalhas nos Jogos Olímpicos 2016 (duas pratas e um bronze) e Caio Ribeiro que conseguiu bronze nos Paralímpicos do Rio. O Campeonato Brasileiro é o principal evento do calendário nacional e classificado como Controle Nacional para competições internacionais e definição das Equipes Permanentes. Tem disputas nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, Open e Paracanoagem.

Informações da SEET

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook