Curitiba Vôlei contrata ex-jogadora da seleção como técnica para a Superliga

O Curitiba Vôlei contratou Helga Sasso para treinar a equipe na sequência da Superliga Feminina. A ex-jogadora da seleçã..

Pedro Melo - 02 de novembro de 2021, 13:28

(Reprodução/Instagram)
(Reprodução/Instagram)

O Curitiba Vôlei contratou Helga Sasso para treinar a equipe na sequência da Superliga Feminina. A ex-jogadora da seleção brasileira e técnica já iniciou o trabalho e estreia na partida contra o Pinheiros, no próximo sábado (06), às 19h.

Helga Sasso nasceu no Chile e começou a praticar vôlei aos dez anos de idade. A família toda tem ligação com o vôlei: a mãe foi a primeira treinadora, o pai jogou na seleção chilena e a irmã mais velha também praticava a modalidade.

Como jogadora, a técnica do Curitiba Vôlei ganhou o Sul-Americano de 1981, encerrando um jejum sem títulos do Brasil e a hegemonia do Peru. A ex-ponteira também representou a seleção brasileira no Mundial de 1982 e nas Copas do Mundo de 1981 e 1987. Ela chegou a ser convocada para os Jogos Olímpicos de Moscou-1980, mas foi cortada do grupo.

Após encerrar a carreira, Helga Sasso trabalhou como técnica de punhobol e também no time de vôlei da Sogipa, no Rio Grande do Sul. Aos 60 anos, ela terá a primeira experiência na Superliga e será a primeira mulher a comandar um time na competição após seis temporadas.

A última havia sido Sandra Mara Leão, que trabalhou no já extinto projeto de Araraquara na temporada 2014/2015. Anteriormente, Isabel Salgado treinou o Vasco na campanha do vice-campeonato em 2000/2001.

CURITIBA VÔLEI É O TIME COM MENOR INVESTIMENTO NA SUPERLIGA

Com muitas dificuldades financeiras, o Curitiba Vôlei foi a última a iniciar os treinamentos para a Superliga e estreou com derrota para o Barueri por 3 sets a 0. As parciais foram 25-7, 25-12 e 25-8.

O Curitiba contou com apenas oito jogadores na estreia, sendo uma delas Dani Leal, que já estava aposentada das quadras. A equipe permanece com Valeskinha, campeã olímpica em 2008, como principal jogadora e ainda tem três estrangeiras: a americana Cali Thompson, a colombiana Melissa Rangel e a venezuelana Nelmaira Valdez.