Delegado quer torcida única nos clássicos após confusão no Athletiba

Segundo o delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Demafe, o desejo é ter torcida única nos clássicos após a confusão nas torcidas de Coritiba e Athletico

Pedro Melo - 17 de fevereiro de 2022, 17:30

(Gabriel Sawaf/Zimel Press/Folhapress)
(Gabriel Sawaf/Zimel Press/Folhapress)

As confusões que aconteceram entre os torcedores de Coritiba e Athletico durante o clássico Athletiba devem ter consequências. Segundo o delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), o desejo é ter novamente torcida única nos clássicos em Curitiba para evitar novas brigas de torcida.

"Quando tiver clássico Coritiba x Athletico, Athletico x Paraná ou Coritiba x Paraná tem que ter uma torcida só para não ter esse tipo de confronto. Enquanto não tiver educação para aceitar que todos são trabalhadores e na segunda-feira patrão e empregado vão se encontrar, esse povo tem que ter consequência que é a torcida única", explicou Oliveira, em entrevista ao Paraná Portal.

Os clássicos envolvendo Athletico, Coritiba e Paraná Clube já tiveram torcida única entre 2012 e 2019. Mesmo assim, houve diversas brigas de torcedores bem longe dos estádios, principalmente nos terminais de ônibus de Curitiba.

Mesmo assim, o delegado da Demafe acredita que a volta da torcida única é o primeiro passo para acabar com as confusões. "Nós temos que primeiramente começar com um passo. Temos sugerido o crime de intolerância esportiva, que já foi passada para a Câmara Federal através do deputado Reinold Stephanes Júnior, para que a polícia tenha ferramentas para colocar o sujeito preso. Ele não pode entrar por uma porta e sair pela outra. Se a polícia tiver ferramenta para deixar ele preso, vai pensar duas vezes antes de certa atitude", disse.

"Tem que ter a educação para não ter briga. Não pode o torcedor vir a querer agredir ou levar a camisa do outro simplesmente como troféu, o que para mim é roubo", acrescentou Oliveira.

PREOCUPAÇÃO COM O CLÁSSICO ENTRE PARANÁ CLUBE E CORITIBA

O próximo clássico em Curitiba é entre Paraná Clube e Coritiba já no domingo (20), às 16h, na Vila Capanema. Com a presença das duas torcidas já garantida, o delegado teme por novas confusões. "Existe a preocupação. A gente acredita que trata-se de jogo de alto risco. Nós teremos uma reunião na própria Polícia Militar e vamos nos entender de uma forma para trazer uma maior tranquilidade ao torcedor. Espero que ele [torcedor] colabore conosco. Se não colaborar, ambos serão prejudicados", disse.