Por Roger Pereira
Único brasileiro detentor de cinturão no UFC, Rafael dos Anjos subiu ao octógono na madrugada desta sexta-feira (8), em Las Vegas, para defender, pela segunda vez o título dos pesos leves na principal organização de MMA do mundo e acabou surpreendido pelo norte-americano Eddie Alvarez, sofrendo um nocaute técnico no primeiro round. Com a derrota, o Brasil fica sem nenhum cinturão no UFC pela primeira vez desde 2006, quando Anderson Silva sagrou-se campeão dos pesos médios.
Rafael até começou melhor a luta, acertando bons chutes e socos e controlando o adversário na tentativa de levar a luta para o chão. Mas um golpe certeiro do americano a um minuto e meio do final do primeiro round mudou a história da luta. Alvarez acertou um cruzado de direito que balanço o brasileiro, que ainda tentou manter-se na luta, mas foi duramente castigado durante quase um minuto, até o árbitro interromper a luta com o brasileiro “nocauteado de pé”.
O Brasil pode voltar a conquistar um cinturão já na noite desta sexta-feira, quando Cláudia Gadelha desafia a campeã dos pesos palha Joanna Jedrzejczyk, no segundo dia da UFC Fight Week, que tem seu ponto alto no sábado, com o UFC 200, quando mais dois atletas brasileiros disputam cinturão: Amanda Nunes encara Miesha Tate, nos pesos galo feminino e José Aldo enfrente Frank Edgar pelo cinturão interino dos pesos galo masculino.