Dupla russa conquista a medalha de ouro no tênis

Fernando Garcel


Com Roger Pereira

Apesar da ausência de Maria Sharapova, suspensa por doping, o tênis russo conquistou a medalha de ouro no feminino na tarde deste domingo (14) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A conquista veio pela dupla Ekaterina Makarova e Elena Vesnina que derrotaram as suíças Martina Hingis e Timea Bacsinszky por duplo 6/4.

Antes da conquista nesta Olimpíada, o tênis russo subiu ao pódio outras sete vezes, Maria Sharapova ganhou o bronze em Londres (2012), Elena Dementieva foi ouro, Dinara Safina foi prata e Vera Zvonareva o bronze em Pequim (2008).

Afastamento de Maria Sharapova

Maior estrela do esporte na Rússia, a tenista Maria Sharapova ficou fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro após ser suspensa por dois anos pela Federação Internacional de Tênis (ITF) por ter sido flagrada em um exame antidoping realizado no Aberto da Austrália, no início da temporada.

A tenista havia sido notificada no dia 2 de março e admitiu o uso da substância proibida. Desde então, ela estava suspensa de forma provisória. Agora, o ITF indicou que a punição termina à meia-noite do dia 25 de janeiro de 2018.

No dia 7 de março, a tenista convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que havia caído no exame antidoping por usar a substância meldonium durante o torneio australiano. Em nota, a ex-número um do mundo destacou que o tribunal a inocentou da acusação de melhora de performance esportiva, mas que vai recorrer à Corte Arbitral do Esporte da decisão, por considerar a punição de dois anos “injustamente dura”.

O meldonium passou a ser proibido na cartilha de 2016 da Agência Mundial Antidoping (Wada) e atletas que testaram positivo antes de 1° de março poderiam ser anistiados. Sharapova, porém, admitiu que continuou usando a substância após esta data, segundo ela, por causa de problemas cardíacos e de um histórico de diabetes na família.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="378752" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]