Ernesto Valverde não é mais técnico do Barcelona e Pochettino é cotado ao cargo

Redação

valverde barcelona técnico pochettino

O técnico Ernesto Valverde foi demitido do Barcelona. A informação já estava circulando, mas foi confirmada pelo Marca na tarde desta segunda-feira (13). De acordo com a publicação, Mauricio Pochettino é um dos nomes que a diretoria sondou.

Segundo o jornal espanhol, o presidente Josep Maria Bartomeu fez o comunicado da demissão ao treinador durante uma reunião na Cidade Esportiva Joan Gamper hoje. Além dos dois, estavam presentes outros diretores do clube, como Óscar Grau, Eric Abidal e Ramón Planes.

Contudo, a demissão de Valverde não foi um consenso no clube. Muitos ficaram “chateados” com a maneira que o comandante foi tratado, já que o Barça procurou diversas pessoas antes de oficializar a saída do então técnico.

“O que o Barcelona está fazendo é um pouco feio. Eles têm que mostrar algum respeito pelo seu atual treinador. A forma como as coisas são feitas é o que machuca mais. A situação de Valverde é muito sensível”, disse Andrés Iniesta, ídolo do Barcelona, à rádio Onda Cero hoje.

NOMES PARA ASSUMIR O BARÇA

Xavi recusou, momentaneamente, o Barça. (Víctor Salgado / FC Barcelona)

Mauricio Pochettino, ex-Tottenham, Quique Setién, ex-Bétis, e García Pimienta, do Barcelona B, são os três nomes que o clube trabalha para substituir Valverde.

Os dois primeiros estariam dispostos a assumir a equipe imediatamente, mas Pochettino não é uma certeza. O comandante de 47 anos já treinou o Espanyol, rival do Barça, e chegou a afirmar, em 2018, que não aceitaria o cargo no clube catalão.

“Nunca serei o técnico do Barcelona ou do Arsenal porque sou muito ligado ao Espanyol e ao Tottenham. Além disso, eu cresci jogando pelo Newell’s Old Boys e por isso nunca treinaria o Rosário Central também. É a minha decisão. Prefiro trabalhar na minha fazenda na Argentina do que ser treinador em certos lugares”, disse na época.

Porém, os três são nomes considerados após a recusa inicial de Xavi Hernández. O ex-meio campista está atualmente comandando o Al-Sadd, do Catar, e se reuniu com dirigentes catalães.

Recordista em jogos com a camisa do Barça (767), Xavi já declarou que sonha em treinar o time. Entretanto, só aceita assumir o cargo em junho.

DERROTA PARA O ATLÉTICO FOI O FIM DE VALVERDE

Valverde sai do Barcelona após dois anos e meio na função de técnico. Nesta temporada, são 26 jogos realizados: 16 vitórias, seis empates e quatro derrotas.

O time divide a liderança do Campeonato Espanhol com o Real Madrid – ambos têm 40 pontos após 19 rodadas disputadas.

Além disso, o Barça foi líder do Grupo F da Champions League. A chave contava com Borussia Dortmund, Inter de Milão e Slavia Praga. Agora, o clube vai encarar o Napoli nas oitavas de final. O jogo de ida está marcado para o dia 25 de fevereiro.

Contudo, a principal frustração no ano é a Supercopa da Espanha. O time perdeu para o Atlético de Madrid por 3 a 2 na semifinal, realizada semana passada, e viu o Real Madrid conquistar a taça ontem.

O próximo jogo do Barcelona é contra o Granada. O duelo, válido pela 20ª de La Liga, está marcado para o próximo domingo (19), às 17h, no Camp Nou.

Previous ArticleNext Article