Espanha quase se complica, empata com Marrocos, e ainda passa em primeiro

Roger Pereira


Um gol marcado a mais que Portugal. Foi por isso que a Espanha terminou a primeira fase na liderança do Grupo B, classificada para enfrentar a Rússia nas oitavas de final, em jogo previsto para o próximo domingo. Enfrentando a já eliminada seleção de Marrocos, os espanhóis estiveram atrás no placar por duas oportunidades, mas foram buscar o empate. O 2 a 2, foi suficiente para terminar na ponta do grupo, uma vez que Portugal, que chegou à última rodada rigorosamente empatado com a Espanha, ficou no 1 a 1 em sua partida com o Irã, marcando um gol a menos.

Tendo o jogo teoricamente mais tranquilo na última rodada, já que enfrentava uma seleção eliminada, enquanto Portugal e Irã duelavam em confronto direto por uma vaga, a Espanha só não podia perder, e quase conseguiu e façanha (embora o empate entre Portugal e Irã lhe garantisse a classificação mesmo com derrota). O gol de empate só foi marcado nos acréscimos do segundo tempo, e com auxílio do árbitro de vídeo.

A Espanha colocou em prática seu estilo de jogo e terminou a partida com 72% de posse de bola. Mas justamente em uma troca de passes característica, proporcionou o primeiro gol marroquino. Aos 13 minutos, Iniesta e Piquet se desentenderam no meio de campo e o passe do meia espanhol ficou nos pés de Boutaib, que avançou e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. Cinco minutos depois, Iniesta se redimiu. Invadiu a área rival e fugiu do pênalti antes de dar assistência para Isco empatar.

O segundo tempo se desenhou igual, a Espanha ficava com a bola e a tocava no meio de campo, sem muita objetividade. Nos raros momentos de posse, Marrocos tentava jogadas agudas, com poucos passes até a finalização. Numa delas Nordin Amrabat acertou a trave, em um chute do meio da rua.

O segundo gol marroquino veio aos 35 minutos, com En-Nesyri subindo mais que a defesa espanhola em cobrança de escanteio. Mas, aos 47, Aspas empatou. O atacante recebeu cruzamento em posição duvidosa e desviou de letra para o gol. Seguindo o protocolo do VAR, o auxiliar esperou a conclusão da jogada para levantar a bandeirinha e indicar ao árbitro que tinha dúvidas sobre o lance. Após consultar o árbitro de vídeo, o juiz constatou que o atacante estava na mesma linha que os defensores marroquinos e confirmou o gol.

O empate deu à Espanha a liderança do Grupo B, com apenas 5 pontos, um gol de saldo e seis gols marcados, contra cinco gols de Portugal, que teve a mesma pontuação e saldo. Marrocos se despediu da Copa com um pontinho.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal