Espanha vence Irã e fica perto da classificação

Roger Pereira


O Grupo B da Copa do Mundo ficou embolado após a segunda rodada, toda disputada nesta quarta-feira. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Irã, a Espanha igualou aos quatro pontos de Portugal, na liderança do grupo, e deixou a seleção asiática na terceira posição, com três pontos. Mas, como pega o já eliminado Marrocos na última rodada, enquanto Portugal e Irã fazem um confronto direto, a seleção espanhola praticamente garantiu sua vaga nas oitavas de final: que pode vir, até mesmo, com derrota na última rodada.

A vitória na partida desta quarta oi no sufoco. Enfrentando um Irã bem fechado na marcação, a Espanha escalou uma formação ainda mais ofensiva que nos 3 a 3 diante de Portugal e pressionou. Trocou 415 passes e teve 73% da posse de bola. Mas a retranca iraniana, que chegou a ter os 11 jogadores dentro de sua área em alguns lances de ataque espanhol, funcionou bem durante todo o primeiro tempo e o jogo foi ganhando ares de drama.

O drama parecia que ia acabar aos 8 minutos do segundo tempo, quando, finalmente, a Espanha conseguiu abrir o placar. Iniesta tocou para Diego Costa, que se preparava para chutar quando o zagueiro Rezaeian tentou afastar. A bola rebateu no brasileiro naturalizado espanhol e foi para o gol iraniano.

Mas depois do gol espanhol, o Irã, enfim, passou a atacar, e teve grandes chances para empatar a partida, o que quase aconteceu aos 16 minutos. Após cobrança de falta na área, a bola sobrou para Ezatolahi, que chutou para o gol. Mas, enquanto toda a seleção asiática comemorava, o auxiliar assinalava o impedimento e o árbitro, após consultar toda sua equipe, anulava o gol.

O jogo seguiu com pressão iraniana e a Espanha tentando matar no contra-ataque, mas acabou mesmo no 1 a 0.

Na última rodada, Portugal enfrenta Irã e Espanha encara Marrocos. As seleções europeias dependem de um empate para se classificarem. Ao Irã, só a vitória interessa. Dependendo do resultado de Portugal e Irã, a Espanha passa mesmo perdendo.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal