Como chega o Estudiantes para enfrentar o Athletico na Libertadores

O Pincha, como também é conhecido, tem apenas uma vitória nas últimas seis rodadas do Campeonato Argentino e ainda foi eliminado na Copa Argentina

Pedro Melo - 03 de agosto de 2022, 10:00

(Divulgação/Estudiantes)
(Divulgação/Estudiantes)

O Estudiantes, da Argentina, chega para o confronto com o Athletico nas quartas de final da Libertadores longe do melhor momento. A primeira partida acontece nesta quinta-feira (04), às 21h30, na Arena da Baixada.

Na Libertadores, o time de La Plata terminou em primeiro lugar do Grupo C, com 13 pontos, e eliminou o Fortaleza nas oitavas de final com empate na Arena Castelão em 1 a 1 e vitória diante da torcida por 3 a 0. Porém, os resultados nas últimas semanas estão bem abaixo do esperado.

O Pincha, como também é conhecido, tem apenas uma vitória nas últimas seis rodadas do Campeonato Argentino e está apenas na 22ª colocação, com 12 pontos. Além disso, a equipe foi eliminada ainda na segunda fase da Copa da Argentina para o Belgrano, da segunda divisão, com derrota por 1 a 0.

Os resultados ruins do Estudiantes se dão por diversos motivos: prioridade na Libertadores, lesões de jogadores importantes e até mesmo saídas. E é justamente por conta da boa campanha no torneio continental que o experiente Ricardo 'Russo' Zielinski segue no comando técnico.

"Momento de instabilidade. Nos últimos cinco jogos, venceu apenas um. Teve um bom começo de ano, quando liderou a chave na Libertadores e também na Copa da Liga. Acabou eliminado logo nas quartas da Copa da Liga, o que estremeceu o trabalho, mas seguiu adiante por ter a Libertadores. Esse é o motivo a permanência do treinador. O 'Russo' Zielinski é um grande treinador, fez um ótimo trabalho, mas está com muita dificuldade em conseguir dar a volta para o Estudiantes jogar bem", explicou Lucho Silveira, comentarista da ESPN e especialista em futebol argentino, em conversa com o Paraná Portal.

ESTUDIANTES TEM DESFALQUES IMPORTANTES CONTRA O ATHLETICO

Para o primeiro jogo das quartas da Libertadores contra o Athletico, o Estudiantes não conta com o zagueiro Fabián Noguera, ex-Santos, e o atacante Leandro Díaz. Noguera sofreu uma entorse no ligamento colateral interno do joelho direito, enquanto Díaz tem uma lesão muscular.

Além de Leandro Díaz, 'Russo' Zielinski ainda não tem Mauro Boselli, ex-Corinthians, 100% fisicamente. O centroavante viajou com a delegação para Curitiba, mas deve ficar como opção no banco de reservas. "Existia uma dupla de ataque formada por Boselli e Díaz. O Boselli se machucou e o Leandro Díaz não viaja para Curitiba, lesionado. Ele perdeu os dois centroavantes", comentou Lucho.

Com isso, o uruguaio Mauro Méndez, recém-contratado do Montevidéo Wanderers, vai ter a primeira oportunidade como titular. "O Mauro Méndez é o goleador do futebol uruguaio e estreou no último final de semana contra o Banfield. Está chegando, não tem dez dias de clube e já pode ser o titular", contou o comentarista da ESPN.

Outra tendência é que o Estudiantes mantenha o esquema com três zagueiros, utilizado já no final de semana diante do Banfield, e jogue no 5-4-1.

Desta forma, a provável escalação para enfrentar o Athletico tem Mariano Andújar; Leonardo Godoy, Agustín Rogel, Jorge Morel, Luciano Lollo e Emmanuel Más; Manuel Castro, Fernando Zuqui; Jorge Rodríguez e Pablo Piatti; Mauro Méndez.

"O Estudiantes é um clube que gosta muito da Libertadores. O jogo de volta vai ser um inferno. É um clima muito parecido com o da Arena da Baixada, a torcida joga junto e faz muita pressão. O Estudiantes vai tentar levar o melhor resultado possível para dentro de casa e tentar resolver no jogo da volta. Sabe que tem muitos problemas e vai enfrentar um time que é muito difícil dentro de casa", declarou Lucho.

LIBERTADORES: O CAMINHO ATÉ A FINAL

Quartas de final

  • Athletico x Estudiantes
  • Palmeiras x Atlético-MG
  • Flamengo x Corinthians
  • Vélez Sarsfield x Talleres

Semifinais

  • Athletico ou Estudiantes x Palmeiras ou Atlético-MG
  • Flamengo ou Corinthians x Vélez Sarsfield ou Talleres