F1: Bottas larga na frente no GP da Turquia, Verstappen em 2º; veja o grid de largada

O finlandês Valteri Bottas (Mercedes) vai largar na frente no GP da Turquia de F1, com largada prevista para amanhã (10)..

Redação - 09 de outubro de 2021, 10:12

Reprodução/Twitter@f1
Reprodução/Twitter@f1

O finlandês Valteri Bottas (Mercedes) vai largar na frente no GP da Turquia de F1, com largada prevista para amanhã (10), às 9h (horário de Brasília). Ele garantiu a pole position no treino classificatório deste sábado (9). Veja abaixo o grid de largada.

O vice-líder do campeonato de pilotos, Max Verstappen (Red Bull) completa a primeira fila. O líder Lewis Hamilton (Mercedes) fez o melhor tempo, mas perdeu 10 posições no grid de largada por ter trocado uma unidade de potência do motor e ficou em 11°.

  • O Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 é transmitido ao vivo no Brasil pela Band e no BandPlay.

Na segunda fila, aparecem Charles Leclerc (Ferrari) e Pierre Gasly (AlphaTauri). Na sequência, largam Fernando Alonso (Alpine) e Sergio Perez (Red Bull).

Em oitavo no grid de largada estará Lando Norris (McLaren), ao lado de Lance Stroll (Aston Martin). Na quinta fila, estarão Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Sebastian Vettel (Aston Martin).

F1: GRID DE LARGADA DO GP DA TURQUIA

f1, formula 1, grid, classificação, largada, pole, pole position, gp da turquia Com punições de Hamilton e Sainz, o grid de largada foi definido desta forma (Reprodução/F1)

Q1

Com a pista úmida, a primeira parte do treino classificatório foi marcado pela eliminação de Daniel Ricciardo (McLaren). Vencedor do GP de Monza, o australiano não se acertou com o carro e ficou de fora do Q2. Quem surpreendeu foi Mick Schumacher (Hass), que pela segunda vez na temporada conseguiu passar da primeira fase e vai largar em 14°.

Q2

As condições melhoraram na segunda parte do treino classificatório para o GP da Turquia de F1. Carlos Sainz, da Ferrari, que trocou peças do motor e largaria em último, decidiu ficar nos boxes para preservar o chassi. Todos os pilotos que avançaram para o Q3 -- exceto Tsunoda, que precisou usar o pneu vermelho para passar -- escolheram pneus de composto médio, apostando na estratégia de uma parada na corrida de amanhã (10).

Q3

Punido com a perda de 10 posições no grid de largada, o líder do campeonato de pilotos da F1, Lewis Hamilton, tratou de garantir o melhor tempo para diminuir o prejuízo. O segundo melhor tempo também foi cravado pela Mercedes, e a pole position caiu no colo de Valteri Bottas. O vice-líder do campeonato, Max Vertappen, fez o terceiro melhor tempo e largará na primeira fila.

"Não tínhamos o suficiente para brigar pela pole position, mas estou muito feliz . Vamos ver como o tempo vai estar amanhã e quão competitivos poderemos ser", disse o holandês.

https://twitter.com/F1/status/1446824560553254918

Durante todo o final de semana, a Red Bull levou à pista de Istambul carros e macacões com uma pintura diferente. O tradicional azul foi deixado de lado pelas cores branco e vermelho, em alusão à bandeira do Japão.

É uma homenagem da equipe à Honda -- fornecedora dos motores usados pela RBR e Alpha Tauri -- que se despende oficialmente da F1 nesta temporada. A lendária fornecedora japonesa não vai equipar nenhum carro a partir de 2022, devido aos custos de desenvolvimento.