F1: Hamilton domina GP do Catar e distância para Verstappen cai para 8 pontos

Redação

f1, formula 1, gp do catar, gp do qatar, lewis hamilton, max verstappen, valtteri bottas, fernando alonso

Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP do Catar de F1, neste domingo (21), e diminuiu ainda mais a distância para líder do campeonato mundial de pilotos, Max Verstappen (Red Bull).

Restando duas corridas para o fim da temporada, a diferença entre os rivais agora é de apenas 8 pontos. O britânico somou 25 pontos e chegou a 343,5 pontos. O holandês, com o ponto extra pela volta mais rápida, somou 19 e chegou a 351,5.

“Ter vitórias consecutivas é uma grande sensação e nos prepara bem para as duas últimas corridas”, disse Hamilton, que colou em Verstappen após vencer no Brasil e no Catar.

O bicampeão mundial Fernando Alonso (Alpine) coroou o ótimo final de semana com a terceira colocação, e completou o pódio. Ele não subia ao pódio desde 2014, quando ainda pilotava pela Ferrari.

“Já se passaram sete anos, mas finalmente chegamos lá [um pódio]! Estou muito feliz pela equipe”, comemorou o espanhol.

GP DO CATAR DE F1: LARGADA

Na pole position, Lewis Hamilton fez uma ótima largada e manteve a primeira posição com tranquilidade. Atrás dele, Pierre Gasly tentou um bote, mas perdeu o traçado ideal e perdeu a posição para Fernando Alonso.

No pelotão intermediário, punido com a perda de cinco posições no grid de largada, Max Verstappen fez uma boa partida.

Logo nos primeiros metros, ultrapassou Valtteri Bottas e Carlos Sainz Jr. De sétimo para quinto na largada, Verstappen assumiu a 4ª colocação após ultrapassar Lando Norris na saída da curva 1.

Com ritmo de corrida mais forte, Max Verstappen ultrapassou Pierre Gasly na volta 4, após erro do francês na curva que antecede a reta principal.

Na volta seguinte, o líder do mundial de pilotos ultrapassou Fernando Alonso, assumindo a 2ª a iniciando a perseguição a Hamilton.

A essa altura, a diferença entre os pilotos era de 4s. Na volta 8, a diferença já era de 8s, revelando que a Mercedes de Hamilton tinha um ritmo mais forte do que a Red Bull de Verstappen.

COME ON, VALTTERI

Uma péssima largada fez Valtteri Bottas cair da sexta para a 11ª posição. A expectativa da Mercedes de que o finlandês poderia frear a corrida de recuperação de Verstappen foi por água abaixo nos primeiros metros do GP de Catar da F1.

Com o melhor carro do grid, mesmo no pelotão intermediário, Bottas passou várias voltas sem ultrapassar nenhum carro.

A passividade do finlandês na pista fez o diretor executivo da Mercedes, Toto Wolff, mandar uma mensagem pelo rádio: “Come on Valtteri, get these cars!” [Vamos Valtteri, pegue esses carros].

À frente dele estavam Lance Stroll, da Aston Martin, e Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, com carros muito inferiores. A chamada pelo rádio surtiu efeito, e Bottas ultrapassou os rivais na volta seguinte.

A Mercedes optou por uma estratégia diferente para Valtteri Bottas, com apenas uma parada, mas o finlandês teve o pneu furado, frustrando qualquer possibilidade de pódio. Ele abandou a corrida com problemas no chassi.

PRIMEIRA PARADA

O primeiro carro a ir para os boxes para pit stop foi Yuki Tsunoda, na volta 10. Na volta seguinte, Kimi Raikkonen também fez a troca de pneus.

De acordo com a Pirelli, fornecedora oficial dos pneus da F1, todas as estratégias previstas contavam com dois pit stops. O asfalto abrasivo do circuito de Losail era uma preocupação.

Ao final da volta 17, Max Verstappen foi para os boxes e trocou os pneus de composto médio pelos pneus duros. A parada aconteceu cedo demais para que o holandês levasse o carro até o final da corrida com apenas uma troca.

Contrariando Lewis Hamilton, que havia avisado a equipe que os pneus estavam bons e pedido para não ser parado tão cedo, a Mercedes chamou o heptacampeão aos boxes na volta 18, optando pela mesma estratégia da rival.

SEGUNDA PARADA

O primeiro a visitar os boxes pela segunda vez foi o campeão mundial Kimi Raikkonen, na volta 32.

Os líderes do GP do Catar de F1 continuaram na pista por muitas voltas. Numa corrida à parte, Hamilton e Verstappen se estudavam para traçar a melhor estratégia.

Enquanto o holandês ameaçava ir para os boxes e voltar com pneus macios, o britânico temia fazer o pit stop e ver o principal rival levar o carro até o final da corrida sem trocar os pneus.

No entanto, ambos os pilotos reportaram vibrações no carro às equipes, sugerindo que seria impossível terminar o GP do Catar de F1 sem uma segunda parada.

Max Verstappen foi o primeiro a parar, na volta 42, e retornou para a pista com um novo jogo de pneus médios.

Assim como na primeira parada, Lewis Hamilton novamente repetiu a estratégia do rival logo na volta seguinte, optando pela decisão mais segura.

ALONSO BRIGA PELO PÓDIO

Na terceira colocação, o bicampeão mundial Fernando Alonso se viu em posição de levar a sua Alpine ao pódio. Para tanto, deveria concluir o GP do Catar de F1 com apenas uma troca de pneus.

O único piloto em condições de ultrapassá-lo seria Sergio Pérez, da Red Bull, que voltou após a segunda parada na oitava colocação.

O mexicano ultrapassou Lance Stroll sem dificuldades e viu à sua frente o companheiro de equipe de Alonso, o francês Esteban Ocon. Pelo rádio, o espanhol mandou o recado: “digam para Esteban defender essa posição como um leão”.

Ocon e Pérez protagonizaram a disputa mais intensa por posições no GP do Catar de F1. O francês ameaçou retomar a posição conquistada pelo mexicano, mas Pérez fez valer o melhor carro para se manter na frente e iniciar a perseguição a Alonso.

Faltando três voltas para o fim, o espanhol tinha 8s de vantagem para Pérez. O safety car virtual na reta final da corrida ajudou Fernando Alonso a manter a terceira colocação e voltar ao pódio após sete anos.

F1 SEGUE NO ORIENTE MÉDIO

Após o GP do Catar, a F1 vai para a Arábia Saudita. A penúltima etapa acontece no dia 5 de dezembro. O Circuito de Jedá é totalmente inédito e não é possível saber qual equipe terá vantagem.

O GP de Abu Dhabi encerra o campeonato no dia 12 de dezembro. Os eventos são transmitidos no Brasil pela TV Band.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="805009" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]