Felipão é um dos técnicos mais vitoriosos na Libertadores; veja o top 5

O técnico Luiz Felipe Scolari conquistou a 44ª vitória em Libertadores no triunfo do Athletico por 2 a 1 sobre o Libertad, do Paraguai

Pedro Melo - 29 de junho de 2022, 20:46

(Fábio Wosniak/Athletico)
(Fábio Wosniak/Athletico)

O técnico Luiz Felipe Scolari conquistou a 44ª vitória em Libertadores após o 2 a 1 do Athletico sobre o Libertad, do Paraguai, pelo jogo de ida das oitavas de final. Com isso, Felipão entrou no top 3 de treinadores mais vitoriosos da competição sul-americana. O levantamento foi feito pelo jornalista Rodolfo Rodrigues, do UOL.

Aos 73 anos, Felipão se igualou na terceira colocação com os argentinos Marcelo Gallardo, do River Plate; e Carlos Bianchi, histórico pelos trabalhos no Boca Juniors; além do uruguaio Roque Máspoli, campeão do torneio em 1966.

Apenas três treinadores tem mais vitórias que o diretor técnico do Athletico: o colombiano Gabriel Ochoa Uribe e o também brasileiro Renato Gaúcho, campeão em 2017 com o Grêmio, ambos com 50 vitórias; e o uruguaio Luis Cubilla, com 45.

Ou seja, Scolari tem a chance de pelo menos ser o segundo colocado ainda neste ano se continuar avançando com o Furacão.

Felipão tem 100% de aproveitamento na Libertadores desde que chegou ao Athletico. Nas últimas duas rodadas da fase de grupos, o Rubro-Negro ganhou de Caracas e Libertad. E agora ganhou o jogo de ida das oitavas de final contra o mesmo time paraguaio.

Caso avance na Libertadores, o experiente treinador ainda vai ter a oportunidade de seguir em busca do terceiro título no torneio. Ele já ganhou a Libertadores em duas oportunidades - Grêmio, em 1995, e Palmeiras, em 1999.

Carlos Bianchi, que ganhou quatro títulos, sendo três com o Boca Juniors e um com o Vélez Sarsfield, e Osvaldo Zubeldía, tricampeão consecutivo com o Estudiantes no final dos anos 1960, são os técnicos com mais títulos.

FELIPÃO ENTRE OS TÉCNICOS MAIS VITORIOSOS DA LIBERTADORES; VEJA A LISTA

  • Gabriel Ochoa Uribe - 50 vitórias em 124 jogos
  • Renato Gaúcho - 50 vitórias em 83 jogos
  • Luis Cubilla - 45 vitórias em 104 jogos
  • Felipão - 44 vitórias em 76 jogos
  • Roque Máspoli - 44 vitórias em 95 jogos
  • Carlos Bianchi - 44 vitórias em 84 jogos