Felipe Massa anuncia aposentadoria após temporada da Fórmula 1

Do UOLApós mais de 14 anos de sua estreia, o brasileiro Felipe Massa anunciou nesta quinta-feira (01) que não correrá na..

Redação - 01 de setembro de 2016, 11:36

Do UOL

Após mais de 14 anos de sua estreia, o brasileiro Felipe Massa anunciou nesta quinta-feira (01) que não correrá na Fórmula 1 a partir da próxima temporada. O piloto de 35 anos confirmou que não renovou contrato com a Williams e que encerrará sua longa história na categoria.

"Eu tenho tantas grandes memórias ao longo dos últimos anos e agradeço a todas as pessoas e a todas as equipes por que passei e me ajudaram a chegar onde estou hoje. Minha carreira foi mais do que eu esperava e estou orgulhoso do que consegui", disse Massa em comunicado divulgado pela Williams.

Desde a estreia de Massa na Fórmula 1, no GP da Austrália em 2002, já foram 242 participações do piloto brasileiro em corridas, com 11 vitórias e 14 pole positions, em 14 temporadas na Fórmula 1 – ele só ficou de fora de 2003. Até o fim do ano, se participar das oito provas restantes como previsto, ele se despedirá com a marca de 250 GPs na carreira.

Massa ainda ficou próximo de conquistar o Mundial de Pilotos de 2008, mas acabou com o vice-campeonato. Seu último triunfo na categoria ocorreu na etapa final daquele ano, no GP do Brasil. Para ele, a prova em Interlagos na atual temporada, no dia 13 de novembro, será especial.

"Olhando para o futuro, será especial o meu último Grande Prêmio do Brasil. Eu sei que oficialmente minha última corrida será em Abu Dhabi, mas emocionalmente o fim de semana de São Paulo será a despedida real pelo que significa para o meu coração", disse Massa em coluna publicada no site "Motorsport".

Sobre o futuro no automobilismo, Massa deixou em aberto. "A vida nos apresenta muitas escolhas e eu acho que chegou o momento onde eu tenho fazer algo diferente. Talvez você me verá de novo ao volante de um carro de corrida, mas no momento a única certeza que tenho é que eu vou ter um longo tempo para decidir sobre o que fazer no futuro", explicou Massa na coluna.

Massa disse que a escolha de Monza, palco do GP deste fim de semana da Fórmula, para o anúncio não foi ocasional, Ele optou pelo mesmo lugar que o seu maior mentor na categoria, Michael Schumacher, confirmou a sua primeira aposentadoria em 2006.

"Eu escolhi Monza para anunciar a minha aposentadoria da Fórmula 1 não de forma acidental. Dez anos atrás, em Monza, um piloto anunciou que estava se aposentando também - e ele é um que teve mais influência do que qualquer outro na minha carreira: Michael Schumacher", disse na mesma coluna no "Motorsport".

Assista o comunicado: