Van Dijk disputa com Messi e CR7 o prêmio de melhor do mundo da Fifa

O zagueiro holandês Virgil van Dijk disputará com Cristiano Ronaldo (Juventus) e Lionel Messi (Barcelona) o prêmio de me..

Folhapress - 02 de setembro de 2019, 10:44

Reprodução Fifa
Reprodução Fifa

O zagueiro holandês Virgil van Dijk disputará com Cristiano Ronaldo (Juventus) e Lionel Messi (Barcelona) o prêmio de melhor do mundo pela Fifa. O jogador do Liverpool foi apontado pela primeira vez à final do "The Best" ao lado dos dois jogadores que têm dominado a disputa nos últimos anos -com exceção de 2018, quando Luka Modric foi o eleito.

A cerimônia de entrega será realizada no dia 23 de setembro, em Milão. Messi e Cristiano Ronaldo ganharam, cada um, cinco troféus de melhor do mundo oferecidos pela Fifa -desde 2016, com o fim da parceria com a revista "France Football", o prêmio passou a se chamar "The Best".

Van Dijk terá a chance de repetir Modric e desbancar Messi e Cristiano Ronaldo. O zagueiro foi recentemente eleito o melhor jogador da Europa na última temporada.

Já entre os goleiros, dois brasileiros estão na disputa: Alisson (do Liverpool) e Ederson (Manchester City). Eles disputam o prêmio com o alemão Ter Stegen, do Barcelona. Entre as mulheres, a inglesa Lucy Bronze e as americanas Alex Morgan e Megan Rapinoe estão na final.

Já entre os técnicos, no masculino, a disputa ficou entre o espanhol Pep Guardiola (Manchester City), o alemão Jurgen Klopp (Liverpool) e o argentino Mauricio Pochettino (Tottenham). O treinador da seleção brasileira Tite estava entre os indicados, mas ficou fora da final.

No feminino, disputam o prêmio de melhor treinador (a) Jill Ellis (seleção americana até julho deste ano), Phil Neville (seleção inglesa) e Sarina Wiegman (seleção holandesa).

Vale destaque ainda a presença da torcedora palmeirense Silvia Grecco entre as concorrentes ao prêmio reservado aos fãs. Ela se notabilizou por levar seu filho Nickollas, de 11 anos, ao estádio e fazer narrações para que ele, deficiente visual, viva a experiência de acompanhar todo o ambiente de um jogo.

Já Lionel Messi está em outra disputa: o prêmio Puskas, oferecido ao gol mais bonito da temporada. Ele disputará a premiação com o colombiano Juan Quintero (River Plate) e o húngaro Daniel Zsori (Debreceni VSC) por seu gol contra o Betis neste ano. O brasileiro Matheus Cunha, do RB Leipzig, estava entre os indicados, mas ficou fora da final.

Ao longo da semana, a Fifa ainda divulgará os finalistas por posição para o prêmio de melhor time da temporada, o FifPro11. A escolha do vencedor de cada prêmio obedecerá diferentes critérios. Nos prêmios de melhor jogador (a) e treinador (a), participam da votação os capitães e técnicos das seleções nacionais, fãs e representantes da mídia.

O prêmio Puskas será definido por meio de uma votação entre "lendas" escolhidas pela Fifa, enquanto o Fifa Fan Award terá votação no site da entidade. Os melhores goleiro e goleira serão definidos por meio de especialistas da posição e atacantes.

VEJA TODOS OS FINALISTAS

MELHOR JOGADOR

Cristiano Ronaldo (POR) - Juventus

Lionel Messi (ARG) - Barcelona

Virgil van Dijk (HOL) - Liverpool

MELHOR JOGADORA

Lucy Bronze (ING) - Olympique Lyon

Alex Morgan (EUA) - Orlando Pride

Megan Rapinoe (EUA) - Reign FC

MELHOR TREINADOR (MASCULINO)

Pep Guardiola (ESP) - Manchester City

Jurgen Klopp (ALE) - Liverpool

Mauricio Pochettino (ARG) - Tottenham

MELHOR TREINADOR (A) (FEMININO)

Jill Ellis (EUA) - seleção americana

Phil Neville (ING) - seleção inglesa

Sarina Wiegman (HOL) - seleção holandesa

FIFA FAN AWARD

Silvia Grecco (BRA)

Fãs da seleção holandesa na Copa do Mundo feminina (HOL)

Justo Sánchez (URU)

MELHOR GOLEIRO

Alisson (BRA) - Liverpool

Ederson (BRA) - Manchester City

Marc-André ter Stegen (ALE) - Barcelona

MELHOR GOLEIRA

Christiane Endler (CHI) - Paris Saint-Germain

Hedvig Lindahl (SUE) - Chelsea / Wolfsburg

Sari van Veenendaal (HOL) - Arsenal / Atletico Madrid

PRÊMIO PUSKAS

Lionel Messi (ARG) - Real Betis x FC Barcelona (17 março 2019)

Juan Fernando Quintero (COL) - River Plate c Racing Club (10 de fevereiro de 2019)

Dániel Zsóri (HUN) - Debrecen FC x Ferencváros TC (16 de fevereiro de 2019)