Finais brasileiras na Libertadores e na Sul-Americana aumentam chance de G9 no Brasileirão

Pedro Melo

Brasileirão G9 Libertadores Sul-Americana Athletico Bragantino Flamengo Palmeiras

As finais brasileiras na Libertadores entre Palmeiras e Flamengo e na Sul-Americana entre Athletico e Red Bull Bragantino vão fazer com que o G6 do Brasileirão vire até G9 nas próximas semanas. Tudo isso depende dos campeões das duas competições, do vencedor da Copa do Brasil e das posições deles na Série A.

Neste momento, o Athletico é o único time que pode ser campeão nas copas – Sul-Americana e Copa do Brasil – e não está no G6. O Rubro-Negro é o 9º colocado do Brasileirão, com 30 pontos, três a menos que o Corinthians, que hoje fecha na zona de classificação para Libertadores

Palmeiras, Flamengo, Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Fortaleza, que seguem em Libertadores, Sul-Americana e/ou Copa do Brasil, hoje estão entre os seis primeiros. Portanto, qualquer um que vença as três competições em andamento já ampliaria o G6 do Brasileirão.

RECORDE DE PARTICIPANTES DO BRASILEIRÃO NA PRÓXIMA LIBERTADORES

Desde a saída dos mexicanos da Libertadores e da Sul-Americana no final de 2016 e o aumento de vagas para os times da América do Sul, o Brasileirão nunca teve G9. O máximo foi oito times na Libertadores pelo fato de alguma equipe brasileira ganhar uma das competições continentais.

O certo é a quebra do recorde com nove participantes na Libertadores de 2022. Os classificados são o campeão da Libertadores, o campeão da Sul-Americana, o campeão da Copa do Brasil e os seis melhores classificados do Brasileirão que ainda não estiverem com uma vaga.

O recorde de vagas na Libertadores também beneficia os times que brigam por uma vaga na próxima Sul-Americana. Em caso de G9, os classificados para a competição continental vão do 10º ao 15º colocados. Ou seja, apenas o 16º e os rebaixados para a Série B não disputariam um torneio internacional em 2012.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="793689" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]