Flamengo perde clássico para o Botafogo e vê pressão aumentar

Com gol do atacante Erison, o Botafogo surpreendeu e venceu o clássico contra o Flamengo no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Brasileirão.

Redação - 08 de maio de 2022, 13:09

Com direito a fim de tabu, o Flamengo foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0 na manhã deste domingo (8), em jogo válido pela quinta rodada do Brasileirão 2022.

O gol que definiu o placar foi anotado pelo atacante Erison, no início do segundo tempo. Nos minutos finais, o Fla pressionou e parou em grande atuação do goleiro Gatito. Em ótimas condições dentro da área, David Luiz desperdiçou a última jogada e isolou a bola na arquibancada do estádio Mané Garrincha, em Brasília, que recebeu 54.981 pessoas no clássico carioca.

A vitória do Botafogo encerra um tabu extenso. O clube alvinegro não vencia o Fla desde novembro de 2018, acumulando sete derrotas e um empate nesse período.

O tropeço acontece após a polêmica declaração de Jorge Jesus, que diz que aguarda até o próximo dia 20 para ter um convite de retorno ao clube. As declarações foram rebatidas pelo staff de Paulo Sousa enquanto a diretoria rubro-negra ainda não se manifestou. 

Com o resultado, o Botafogo chegou aos oito pontos e aparece em quinto lugar do Brasileirão 2022. Do outro lado, o Flamengo segue com cinco pontos e ocupa provisoriamente a 14ª posição.

O JOGO

O Flamengo não aproveitou a superioridade no primeiro tempo e sofreu o gol logo aos seis minutos da etapa final. Arão errou no corte e a bola sobrou para Erison, que soltou uma pancada de fora da área. A bola foi defensável, mas Hugo espalmou e a bola morreu no fundo das redes.

Depois disso, o técnico Paulo Sousa promoveu a entrada de Lázaro e Gomes e não sacou nenhum do quarteto vitorioso do time. O Flamengo cresceu e chegou a ter chances com Bruno Henrique, Arrascaeta e David Luiz, que pararam em Gatito. Gabigol também teve duas chances, mas mandou para fora.

Além de se segurar nos momentos de pressão do Fla, o Botafogo ficou perto de ampliar com Tchê Tchê e Diego Gonçalves.

FLAMENGO 0 x 1 BOTAFOGO

Quinta rodada do Brasileirão 2022

Data, horário e local: domingo (08/05/2022), às 11h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Cartões amarelos: Andreas Pereira (FLA); Saravia, Daniel Borges e Oyama (BOT).

Gol: Erison, aos seis minutos do segundo tempo.

Flamengo: Hugo; Isla (Rodinei), Willian Arão, David Luiz e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Andreas Pereira (Lázaro), Thiago Maia (Gomes), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa. 

Botafogo: Gatito Fernández; Saravia (Hugo), Kanu, Victor Cuesta e Daniel Borges; Luís Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Romildo); Gustavo Sauer (Diego Gonçalves), Erison (Matheus Nascimento) e Victor Sá. Técnico: Luís Castro.