FPF realiza arbitral da terceira divisão do Campeonato Paranaense

Torneio terá um recorde de 13 participantes, sendo três campeões estaduais, e tem início previsto para e penúltima semana de agosto

Gabriel Sawaf - 09 de junho de 2022, 12:05

Paranavaí irá disputar a competição pelo terceiro ano consecutivo (Felipe Augusto/Aruko Sports Brasil)
Paranavaí irá disputar a competição pelo terceiro ano consecutivo (Felipe Augusto/Aruko Sports Brasil)

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou, na tarde da última quarta-feira (08), o arbitral do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão. A competição contará com 13 times e tem início previsto para o dia 20 de agosto.

A quantidade de participantes supera o recorde da última edição, que foi de 12 times. Sendo assim, 2022 será a temporada com mais equipes na Terceirona desde o seu retorno, em 2007. A marca também igula as temporadas de 1997 e 2001. A edição com mais equipes no torneio foi em 2000, com 15 escretes.

Os participantes dessa edição são: Araucária, Arapongas, Batel, Cambé, GRECAL, Grêmio Maringa, Iraty, Naciona de Rolândia, Paranavaí, Patriotas, Portuguesa Londrinese, REC e Sport Campo Mourão. 

As equiipes estão divididas em dois grupos: um de seis e outro de sete. Os times jogam em turno e returno entre suas própria chave e os dois melhores avançam para as semifinais. A segunda fase é disputada em cruzamentos olímpicos e os finalistas garantem vaga na Divisão de Acesso em 2023. 

Confira os grupos da competição:

Grupo A: Araucária, Batel, GRECAL, Iraty, Patriotas e Sport Campo Mourão
Grupo B: Arapongas, Cambé, Grêmio Maringá, Nacional de Rolândia, Paranavaí, Portuguesa Londrinense e REC

Dentre os participantes, 11 estavam em atividades na temporada e dois voltam de licença. O Grêmio Maringá retorna as atividades após entrar em campo pela última vez em 2018, só que com uma nova diretoria e outro CNPJ. 

Quem também retorna a competição é o Sport Campo Mourão, que quase garantiu o acesso em 2020. O Leão havia sido suspenso pela FPF por não registrar jogadores no BID no Paranaense Sub-20, mas conseguiu reverter a decisão com uma medida no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR).

Entre os mais tradicionais estão, além do Grêmio, Paranavaí e Iraty, que já foram campeões paranaenses. O Vermelhinho chega a sua terceira participação seguida e tenta o tão sonhado acesso. Já o Azulão retornou as atividades em 2021 e ano passado foi derrotado nas semifinais para o Aruko.

As equipes podem encontrar inspiração nos que subiram ano passado. Em 2021, Aruko e Foz do Iguaçu fizeram a grande final da terceirona e, em 2022, disputam a decisão da Divisão de Acesso, com acesso garantido ao Paranaense de 2023.