Grêmio empata com o Corinthians e pode ser rebaixado para a Série B nesta segunda

O Grêmio saiu na frente, mas ficou no empate em 1 a 1 com o Corinthians e pode ser rebaixado para a Série B nesta segund..

Pedro Melo - 05 de dezembro de 2021, 18:06

(Peter Leone/Ofotográfico/Folhapress)
(Peter Leone/Ofotográfico/Folhapress)

O Grêmio saiu na frente, mas ficou no empate em 1 a 1 com o Corinthians e pode ser rebaixado para a Série B nesta segunda-feira (06). Diego Souza abriu o placar para o Tricolor gaúcho no primeiro tempo e Renato Augusto deixou tudo igual na reta final da partida.

Em busca da permanência na Série A, o Grêmio pode ser rebaixado matematicamente antes da última rodada. Para isso acontecer, Juventude e Cuiabá, que jogam nesta segunda contra São Paulo e Fortaleza, respectivamente, têm que perder suas partidas.

E para escapar do rebaixamento para a Série B, o Tricolor precisa vencer o campeão Atlético-MG, na quinta-feira (09), às 21h30, e Porto Alegre, e torcer para que dois dos três concorrentes - Bahia, Juventude e Cuiabá - não pontuem mais.

GRÊMIO SAI NA FRENTE, MAS LEVA EMPATE DO CORINTHIANS NA RETA FINAL DO JOGO

Precisando da vitória para sobreviver, o Grêmio começou mais no ataque e tentou levar para perigo para o adversário. Do outro lado, o Corinthians explorou os lados do ataque e, assim, cresceu no jogo. Aos 17 minutos, Róger Guedes quase marcou, mas errou na cabeçada. E aos 30, Willian recebeu de Renato Augusto, chutou na saída de Gabriel Grando e acertou a trave.

O jogo permaneceu equilibrado e o Grêmio aproveitou uma das chances para abrir o placar aos 38 minutos. Xavier errou na saída de jogo, Ferreira aproveitou e cruzou para o meio da área. Diego Souza aproveitou falha de Fábio Santos e chegou antes de Gil e Cássio para mandar a bola para o fundo das redes.

No segundo tempo, o Corinthians encontrou dificuldades para furar a retranca gremista. No decorrer, o técnico Sylvinho deixou apenas Renato Augusto de meia e ficou com cinco atacantes em campo. Do outro lado, o Grêmio reforçou o sistema defensivo e chamou o adversário para o seu campo.

Com a pressão total, o Timão marcou o gol de empate aos 40 minutos. Renato Augusto recebeu de Willian, ajeitou com tranquilidade e acertou o chute no ângulo para deixar tudo igual.

Nos acréscimos, o Grêmio deu espaço para o contra-ataque e o Corinthians perdeu duas grandes de marcar o gol da vitória. Se o Timão tivesse virado o jogo, o Tricolor deixaria o campo rebaixado para a Série B.

FICHA TÉCNICA – 37ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Data, horário e local: domingo (05), às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

Corinthians: Cássio, Du Queiroz, Gil, João Victor e Fábio Santos; Xavier (Gabriel Pereira), Giuliano (Gustavo Mosquito) e Renato Augusto; Willian (Vitinho), Róger Guedes e Jô (Luan). Técnico: Sylvinho.

Grêmio: Gabriel Grando; Rafinha (Ruan), Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Matheus Sarará) e Lucas Silva; Jhonata Robert (Vanderson), Campaz (Villasanti) e Ferreira; Diego Souza (Borja). Técnico: Vagner Mancini.

Gols: Diego Souza (GRE), aos 38' do primeiro tempo, e Renato Augusto (COR), aos 40' do segundo tempo.

Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ). O árbitro de vídeo é Rodrigo Nunes de Sá (RJ).