
Red Bull Bragantino vence Internacional e fica com vaga direta na Libertadores
Jorge de Sousa
09 de dezembro de 2021, 23:33
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está rebaixado e vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pela terceira vez em..
Vinicius Cordeiro - 09 de dezembro de 2021, 23:37
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está rebaixado e vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pela terceira vez em seus 118 anos de história. O time gaúcho fez a tarefa de casa e, com o apoio de 33.577 pessoas, venceu o campeão Atlético Mineiro por 4 a 3. No entanto, o triunfo do Juventude sobre o Corinthians acabou rebaixado o Imortal. Os outros três clubes rebaixados são Chapecoense, Sport e Bahia, que perdeu para o Fortaleza.
Diego Souza, duas vezes, Campaz e Douglas Costa anotaram os gols gremistas, que ainda viram Borja desperdiçar um pênalti. Dodô. Vargas e Hyoran, em cobrança de falta, descontaram pelo Galo.
Antes da bola rolar, o Grêmio tinha 96,1% de probabilidade de ser rebaixado contra 51,8% do Bahia e 48,1% do Juventude, segundo cálculos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Para escapar da Série B, a equipe comandada por Vágner Mancini precisava vencer e torcer pelas derrotas de Juventude e Bahia. Os baianos perderam, mas o rival gaúcho venceu e se livrou da Segunda Divisão.
O Grêmio já disputou a Série B em 1991 e 2004. Ele se junta com outros cinco campeões nacionais na Série B de 2022: Vasco, Cruzeiro, Guarani, Bahia e Sport.
Campeão da Copa do Brasil 2016 e da Libertadores em 2017. além do tetra Gaúcho, o Grêmio cai após uma série de equívocos. Renato Gaúcho, Tiago Nunes, Felipão e Vágner Mancini não fizeram bons trabalhos. Com a queda, o orçamento deve ter um rombo de quase R$ 100 milhões.
Douglas Costa fez gol e celebrou com um tchau para a torcida. (Foto: Rodrigo Ziebell/FramePhoto/Folhapress)