Gringos “invadem” Curitiba para clínica com atletas

Por Leopoldo ScreminParece que a nova gestão da Federação Paranaense de Futebol Americano - FPFA - está realmente..

Redação - 13 de janeiro de 2017, 19:17

Por Leopoldo Scremin

Parece que a nova gestão da Federação Paranaense de Futebol Americano - FPFA - está realmente querendo inovar. Depois de promover o primeiro campeonato sub-20 em parceria com a Prefeitura de Curitiba (que foi adiado devido às fortes chuvas e remarcado para 04 de Fevereiro), a Federação irá promover neste final de semana - 14,15,16 e 17 de janeiro - a primeira Clínica de Futebol Americano chancelada, e para o evento teremos um palestrante especial: Dexter Davis, ex-atleta que atuou por seis anos na NFL, em equipes como Arizona Cardinals e Los Angeles Rams.

Além de Davis, mais três americanos estarão ensinando um pouco do que aprenderam em seu país para atletas e treinadores de todo o Paraná. Completam a equipe de "coachs" Greg Vandagriff, treinador universitário por mais de 25 anos e que também foi atleta, Phillip Ironside, que foi quarterback em Middle Tennessee e atua como treinador de High School há mais de 20 anos, e Dick Clark, treinador de defesa na University of Georgia por 14 anos.

"Camp" está programado para começar no dia 14, quando atletas de equipes do interior mais alguns de Curitiba fazem treinos práticos. No domingo é a vez dos treinadores participarem de uma palestra e na segunda-feira e na terça-feira atletas das principais equipes da capital irão à campo para receber orientações dos treinadores norte-americanos.

Os treinos práticos acontecem no Centro Esportivo Avelino Vieira (Guilherme Ihlenfeldt, 233, Bacacheri), cedido pela Secretaria Municipal de Esportes, e a palestra acontece em espaço cedido por uma academia. As inscrições ainda estão abertas e os atletas e treinadores podem buscar mais informações através do site www.fpfa.com.br.

Torneio sub-20:

Uma das primeiras ações da nova diretoria da FPFA foi a organização de um torneio sub-20, que contaria com as principais equipes do Paraná além do Timbó Rex, de Santa Catarina, atual campeão brasileiro. Porém, devido às condições climáticas aliadas a exigência da Prefeitura, que estava cedendo o campo, para que as partidas não acontecessem caso houvesse chuva, o torneio foi adiado.

Agora, dois meses depois, a FPFA anunciou nova data para o campeonato, nos dias 4 e 5 de fevereiro. O local a princípio será o mesmo (Centro Esportivo Avelino Vieira), então resta saber se desta vez será possível a competição acontecer independente do clima ou se só será realizada se tivermos um final de semana "ensolarado". A Federação Paranaense ainda não anunciou os participantes da competição, mas a princípio devem ser os mesmos que iriam participar do torneio que foi adiado.