Guilherme Biteco anuncia que testou positivo em exame antidoping

Jorge de Sousa

Guilherme Biteco - Paraná

O meia Guilherme Biteco anunciou em sua conta no Instagram, na noite desta terça-feira (20), que testou positivo em exame antidoping para a substância isometepteno.

Guilherme Biteco apontou que ingeriu por contra própria o remédio Doralgina para tratar dores de cabeça e testou positivo em exame antidoping após o duelo entre Paraná Clube e Ponte Preta, realizado em setembro de 2020 e válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

O meia explicou que foi punido por 12 meses a partir da data da coleta da amostra e que poderá a partir de julho retornar aos treinos com o Paraná Clube.

“Esclareço que ingeri o medicamento em um dia de folga, e minha única intenção foi de aliviar uma forte dor de cabeça. Jamais procurei obter qualquer vantagem, e sempre defendi o “jogo limpo”, explicou o atleta.

O isometepteno é utilizado em diversos remédios para dores de cabeça, mas também pode ser encontrado em substâncias estimulantes. Por isso, a Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês) decidiu colocar esse fármaco na lista de dopagem para os atletas.

Em 2007, o tenista brasileiro Marcelo Melo também testou positivo para o isometepteno após disputar o ATP 500 de Queens (Inglaterra). Na época, Melo alegou utilizar um remédio com essa substância justamente para tratar dores de cabeça, mas foi punido com dois meses de suspensão.

“Sinto muito pelo ocorrido, pois em nenhum momento da minha carreira quis utilizar qualquer sustância para obter vantagem perante os meus colegas de profissão, e quem conhece a minha história de vida sabe que vou superar mais essa triste situação”, finalizou Biteco.

Procurado pela reportagem, o Paraná Clube afirmou que irá se posicionar sobre o caso apenas após o duelo contra o Maringá FC, na manhã desta quarta-feira (21).

LEIA MAIS: Santos e Internacional perdem na estreia da Copa Libertadores

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="758980" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]