
Coritiba confirma contratação de zagueiro Werley, ex-Grêmio e Figueirense
Jordana Martinez
23 de dezembro de 2016, 13:37
O dia 23 de dezembro está na memória do torcedor atleticano como o dia mais importante da história do clube. Foi nesta d..
Roger Pereira - 23 de dezembro de 2016, 18:13
O dia 23 de dezembro está na memória do torcedor atleticano como o dia mais importante da história do clube. Foi nesta data, em 2001, no estádio Anacleto Campanela, em São Caetano, que o Furacão conquistou seu principal título em 92 anos de existência, o primeiro Campeonato Brasileiro deste século. Comandados por Geninho, Alex Mineiro, Klever, Kleberson e companhia fizeram a alegria do torcedor ao bater o time sensação daqueles anos, o São Caetano, por 1 a 0, na casa do rival, depois de já ter vencido a partida de ida por 4 a 2.
Se a final foi contra um time de menor expressão, a campanha do Furacão naquele ano foi irretocável. Nas primeiras rodadas sob o comando de Mário Sérgio e, posteriormente, já com Geninho como técnico, o Atlético manteve-se sempre entre os primeiros colocados do campeonato, classificando-se para as finais na segunda colocação, atrás apenas da equipe do ABC paulista.
Nas quartas-de-final, o rubro-negro derrotou o São Paulo por 2 a 1, com destaque para atuação do volante Cocito, que anulou a jovem estrela Kaká. Na semifinal, o caldeirão da Arena da Baixada ferveu, com um dos melhores jogos daquele ano: Atlético 3 x 2 Fluminense e a vaga para a inédita final.
Na decisão, Alex Mineiro desequilibrou. Com quatro gols em dois jogos: três nos 4 a 2 da Baixada e o gol da vitória em São Caetano o artilheiro das decisões garantiu a taça para o Furacão.
Relembre os heróis da conquista:
Flávio, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa, Igor, Alessandro, Cocito, Pires, Kléberson, Adriano Gabiru, Souza, Fabiano, Kléber, Ilan e Alex Mineiro. Mário Sérgio e Geninho
Relembre a campanha do Atlético em 2001