Ícone sul-africano conhece projeto de rugby do PR

Redação


O campeão mundial de rugby pela África do Sul, Chester Williams, esteve na Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná na quarta-feira (13) para conhecer o projeto “Vivendo o Rugby”, implantado pelo Curitiba Rugby Clube em parceria com a SEET e a Prefeitura de Curitiba.

O consagrado jogador sul-africano contribuiu com a unificação entre negros e brancos no governo de Nelson Mandela em 1995. Na época, Williams era o único jogador negro da seleção e Mandela utilizou o time e a presença do jogador afrodescendente para unir a África do Sul e diminuir o racismo.

Chester foi recebido pelo Secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Aluísio Dutra Júnior. “É uma grata surpresa encontrar uma receptividade tão grande no Brasil. Estas crianças que estão praticando o rugby podem estar passando por uma infância semelhante a que tive, com muita dificuldade. Quando era criança meu país ainda era dividido entre brancos e negros. A África do Sul se tornou um país diferente. Mais unificado e com tolerância. Espero que os Jogos Olímpicos também unam o Brasil”, afirmou o atleta, que participará da segunda etapa do revezamento da tocha no Paraná. A história da final entre a África do Sul e a Nova Zelândia foi retratada no filme Invictus.

Já Fabrício afirmou que o avanço do rugby em Curitiba é resultado de boas parcerias. “Temos vários projetos com a administração de Curitiba. Ainda neste ano promoveremos os Jogos da Juventude e o Parajaps. Já no rugby é importante citar o TOP (Talento Olímpico do Paraná) que conta com 17 bolsistas – Gustavo Albuquerque e Haline Scatrut –  nesta modalidade e dois vão disputar estas Olimpíadas no Rio de Janeiro”.

 

Com informações da Assessoria

 

Previous ArticleNext Article