Lambança dos goleiros, domínio do grupo B, só um “grande” vencendo. Essa foi a primeira rodada do Paranaense

A espera acabou. Depois de um mês e meio sem futebol, a bola voltou a rolar nos gramados do estado. Começou o Campeonato..

Francielly Azevedo - 22 de janeiro de 2018, 09:28

A espera acabou. Depois de um mês e meio sem futebol, a bola voltou a rolar nos gramados do estado. Começou o Campeonato Paranaense e a primeira rodada foi marcada por algumas curiosidades. O Paraná Portal faz um resumão do que aconteceu entre quarta-feira e domingo, nos seis jogos que marcaram a abertura do campeonato:

Grandes se enroscam

Dos 12 clubes que disputam o estadual, cinco estão em alguma divisão do futebol nacional: Atlético e Paraná na Série A, Coritiba e Londrina, na B, e Maringá na D. Destes, só o Furacão largou com vitória no torneio regional e foi diante do Maringá. Com calendário mais curto, os times que disputam apenas o paranaense iniciaram a montagem de elenco e a preparação para o torneio ainda no ano passado e tiraram proveito da melhor forma física e entrosamento nesta primeira rodada. Destaque para o União. Vindo da Divisão de Acesso, o time de Francisco Beltrão bateu o poderoso Paraná Clube na abertura do torneio. O Londrina esteve duas vezes na frente do Foz, mas cedeu o empate em 2 a 2, e o Coritiba teve que suar para buscar um empate contra o Prudentópolis em pleno Couto Pereira.

Domínio do Grupo B

Neste primeiro turno do campeonato, a Taça Dionísio Filho, os times de um grupo enfrentam os da outra chave e, nesta primeira rodada, só deu grupo B. Dos seis jogos, tivemos três vitórias dos times da chave B e três empates (todos em jogos que tiveram times do Grupo A como mandante). Assim, o líder do Grupo A (Cianorte, com 1 ponto e 3 gols marcados) tem a mesma pontuação do lanterna do Grupo B (Prudentópolis, com 1 ponto e 1 gol marcado).

Lambança dos goleiros

Mas o que marcou mesmo a rodada foram as “entregadas” dos goleiros. O primeiro gol do campeonato já surgiu de uma falha incrível do goleiro Hugo, do Paraná Clube. Surpreendido por uma bola por cobertura em um chutão de seu próprio zagueiro, ele recuou a tempo de fazer a defesa. Optou por espalmar para escanteio, mas a bola subiu, caiu sobre o travessão e voltou nos pés de Marquinhos Cambalhota, do União.

No domingo, o goleiro Júlio César, do Foz, conseguiu superar a falha de Hugo. Depois de agarrar um cruzamento do ataque do Londrina, ele trombou com seu próprio zagueiro e soltou a bola, nos pés de Carlos Henrique, do Tubarão.

Mas a besteira da rodada também não foi o lance infeliz de Júlio César. O Rio Branco fazia uma excelente partida, vencendo o Cianorte fora de casa (mais um time do grupo B que venceria), até os 45 minutos do segundo tempo, quando o goleiro Jhonnes “tiltou”. Em um lance sem perigo, ele saiu do gol para, no alto, interceptar lançamento na área. No lance, trombou e se estranhou com Eduardinho, atacante do Cianorte, Com a bola nas mãos, dentro da área, foi tirar satisfação do adversário e acabou atingindo-o com uma cabeçada. Pênalti, expulsão e gol de empate do Cianorte.

O Paranaense tem sua rodada neste meio de semana, com clássicos. Tem Paraná x Atlético, na Vila Capanema e tem Londrina x Maringá, no Estádio do Café.

Campeonato Paranaense, 1ª rodada:

União 2 x 1 Paraná

Atlético 2 x 1 Maringá

Coritiba 1 x 1 Prudentópolis

Foz 2 x 2 Londrina

Cianorte 3 x 3 Rio Branco

Toledo 1 x 0 Cascavel

Classificação

Grupo A

Cianorte              1pt         saldo 0  gols pró 3

Foz                         1pt         saldo 0  gols pró 2

Coritiba                               1pt         saldo 0  gols pró 1

Maringá               0pt         saldo -1                gols pró 1

Paraná                 0pt         saldo-1 gols pró 1

Cascavel              0pt         saldo-1 gols pró 0

Grupo B

Atlético                               3pt         saldo 1  gols pró 2

União                   3pt         saldo 1  gols pró 2

Toledo                 3pt         saldo 1  gols pró 1

Rio Branco          1pt         saldo 0  gols pró 3

Londrina              1pt         saldo 0  gols pró 2

Prudentópolis   1pt         saldo 0  gols pró 1