Lenda do MMA, Shogun escolheu cidade paranaense para viver e treinar

Leonardo Filho, Metro Jornal MaringáPai de duas meninas, apaixonado pela família e a natureza. Esse é um pouco do perfil..

Redação - 28 de setembro de 2016, 13:09

Leonardo Filho, Metro Jornal Maringá

Pai de duas meninas, apaixonado pela família e a natureza. Esse é um pouco do perfil de um dos maiores lutadores de MMA do mundo. Enquanto aguarda o próximo confronto pelo UFC, Maurício Milani Rua, de 35 anos. conhecido mundialmente como Mauricio Shogun, não deixa de treinar fisicamente. mas prioriza a vida caseira ao lado da esposa Renata e das filhas Yasrnin, 2 anos, e Maria Eduarda, de 6.

Há dois anos, o curitibano Shogun fixou moradia em Maringá e por aqui divide seu tempo entre uma confortável chácara no campo e um apartamento no Centro. "Maringá é uma cidade muito boa, acolhedora. todos nós adoramos morar aqui. Minhas filhas se adaptaram bem e temos muitos parentes aqui", diz.

Na casa. que chama de 'refúgio', Shogun recebeu o Metro Maringá e mostrou com orgulho as árvores que plantou no jardim e os cuidados que tem com o local. "Por aqui não tem muita Araucária. Plantei, adubei e agora estão bonitas. Também tem um pomar que daqui pouco tempo vai dar muita fruta. Em todos os cantos tem ninhos de passarinho. Isso aqui é meu paraíso", descreve com orgulho o local. Mesmo sendo refúgio, não poderia faltar uma academia com um tatame e equipamentos de luta. "Minhas filhas usam isso como playground", comenta aos risos.

É comum associar Shogun ao seu momento mais conhecido: a caminho do octógono, concentrado, e. em seguida, lutando ferozmente. Grande engano! Basta trocar algumas palavras com ele para ver que a coisa não é bem assim. "Uma vez um cara me disse que se alguém batesse no meu carro eu desceria e enfiaria pancada. Respondi que, se fosse assim, quem batesse no carro do Guga teria que jogar tênis com ele". diverte-se.


Próxima luta ainda não está definida

Maurício Shogun ainda não sabe quem será o próximo adversário que vai enfrentar pelo UFC. Ele deve voltar ao octógno em dezembro ou janeiro do ano que vem. Meio-pesado consagrado, ele não pretende mudar de categoria e tem feito um trabalho intenso de preparação física. Evita muitos treinos de artes marciais para diminuir o risco de lesão. "Trabalho muito a parte física e evito me expor a riscos de lesões. Hoje, convivo com uma lesão no joelho que não é grave, mas não dá para abusar. Já estou tratando", conta.

A rotina mais pesada do atleta começa dois meses antes da luta quando vai para Los Angeles (EUA). "Me preparo com meu mestre Rafael Cordeiro. É um treinamento detalhado, mais especifico nas artes marciais. Tem dieta rigorosa e me preparo totalmente lá", completa Shogun.

A última luta de Shogun foi em Curitiba, na Arena da Baixada na madrugada do dia 15 de maio. Na ocasião, ele castigou e venceu por pontos o norte americano Corey Anderson. Na carreira, Shogun tem 26 vitórias e nove derrotas.


em que precisava ser eclético. Hoje é precisa se moldar ao adversário, ou seja, estudar o adversário.

Quais os planos para o futuro?

Pretendo lutar mais uns quatro ou cinco anos. Depois meu plano é ficar aqui com a família.


História

CapturarMauricio Shogun é uma das maiores lendas da história do Mixed Martial Arts (MMA). É faixa preta de Muai Thay e Jiu Jitsu. É o único lutador brasileiro em atividade a ser campeão tanto do Pride como do UFC.

> Campeão do PRIDE Grand Prix Middleweight em 2005. Também foi eleito o melhor lutador do ano.

> Campeão Mundial Meio-Pesado do UFC em 2010. Também em 2010 ganhou o prêmio de nocaute do ano.