Libertadores: veja todos os classificados às oitavas e quando será o sorteio

Com seis brasileiros na disputa, o sorteio para definir o caminho até a decisão em Guayaquil acontece na tarde desta sexta-feira (27), a partir das 13h

Pedro Melo - 26 de maio de 2022, 22:55

(Cesar Greco/Palmeiras)
(Cesar Greco/Palmeiras)

A Libertadores definiu todos os 16 classificados para as oitavas de final. Seis brasileiros ainda seguem em busca do título da principal competição continental: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Athletico, Corinthians e Fortaleza.

O sorteio para definir o caminho até a decisão em Guayaquil acontece na tarde desta sexta-feira (27), a partir das 13h (horário de Brasília).

O pote 1 do sorteio tem os líderes dos oito grupos: Palmeiras, Libertad, Estudiantes, Atlético-MG, Boca Juniors, River Plate, Colón e Flamengo. Palmeiras, com 18 pontos e 100% de aproveitamento, e River Plate, com 16 e 15 gols de saldo, tiveram as melhores campanhas e vão decidir em suas respectivas casas até as semifinais, caso avancem.

Já o pote 2 conta com as equipes que se classificaram em segundo lugar. São eles: Emelec-EQU, Athletico, Vélez Sarsfield-ARG, Tolima-COL, Corinthians, Fortaleza, Cerro Porteño-PAR e Talleres-ARG.

COMO SERÁ O SORTEIO DAS OITAVAS DE FINAL DA LIBERTADORES

Os clubes do pote 2 vão ser sorteados primeiro nas oito chaves das oitavas de final da Libertadores (A, B, C, D, E, F, G e H). Depois, as equipes do pote 1 vão ser colocados em cada chave. 

As equipes do pote 1 vão disputar a partida de volta em casa, enquanto os clubes do pote 2 vão abrir o mata-mata como mandante.

Depois da definição das oitavas de final, a Conmebol também vai definir os confrontos de quartas de final e de semifinais. Confira abaixo como será o caminho até a final:

Quartas de final

  • Ganhador A x Ganhador H
  • Ganhador B x Ganhador G
  • Ganhador C x Ganhador F
  • Ganhador D x Ganhador E

Semifinais

  • Ganhador A ou ganhador H x ganhador D ou ganhador E
  • Ganhador B ou ganhador G x ganhador C ou ganhador F

A grande final da Libertadores acontece no dia 29 de outubro (sábado), em Guayaquil, no Equador. Existe a possibilidade da decisão 100% brasileira pelo terceiro ano consecutivo. O Palmeiras ganhou do Santos por 1 a 0, em 2020, e do Flamengo por 2 a 1, em 2021.