Libertadores: o que Corinthians, Flamengo e Atlético-MG precisam para avançar

Atlético-MG, Corinthians e Flamengo estão em primeiro lugar de seus grupos e próximos de se classificarem para as oitavas de final da Libertadores

Pedro Melo - 05 de maio de 2022, 16:39

(Staff Images/Conmebol)
(Staff Images/Conmebol)

O Palmeiras é o único brasileiro já classificado para as oitavas de final da Libertadores, mas outros três times do Brasil também lideram suas chaves. Atlético-MG, Corinthians e Flamengo estão em primeiro lugar e próximos de se classificarem para as oitavas de final.

O Flamengo perdeu os 100% de aproveitamento no empate em 2 a 2 com o Talleres, mas segue em situação confortável. O Rubro-Negro é o líder do Grupo H, com dez pontos, seis a mais que a Universidad Católica, primeira equipe fora da zona de classificação. O time comandado por Paulo Sousa garante a vaga no mata-mata em caso de empate com os chilenos no próximo dia 17, no Maracanã.

O Corinthians empatou sem gols com o Deportivo Cali, na Colômbia, porém, ainda é o líder do Grupo E, com sete pontos. O Boca Juniors, que ganhou fora de casa do Always Ready por 1 a 0, subiu para seis pontos, enquanto os colombianos vêm logo atrás, com cinco. Os bolivianos são os últimos colocados, com somente quatro pontos.

Nas últimas duas rodadas, o Timão precisa de uma vitória contra Boca Juniors, no dia 17, ou Always Ready, no dia 26. Porém, o principal objetivo da comissão técnica é terminar em primeiro lugar para decidir o confronto das oitavas de final na Neo Química Arena.

E o Atlético-MG deu um passo muito muito importante para avançar com a vitória no clássico com o América-MG por 2 a 1. O Galo lidera o Grupo D, com oito pontos, três a mais que o Independente Del Valle, do Equador, que caiu para terceiro após a derrota para o Tolima. Uma vitória sobre os equatorianos na próxima rodada já garante a equipe mineira no mata-mata.

ATHLETICO E AMÉRICA-MG SÃO LANTERNAS NA LIBERTADORES, MAS VIVEM SITUAÇÕES DIFERENTES

O Athletico caiu para a lanterna do Grupo B, com apenas quatro pontos, após a goleada sofrida por 5 a 0 para o The Strongest. Porém, o Rubro-Negro depende apenas de seus próprios resultados contra Libertad e Caracas para se classificar às oitavas de final da Libertadores.

Por outro lado, o América-MG é o último colocado da chave do Atlético-MG e tem chances remotas de vaga no mata-mata. Para se classificar, o Coelho tem que ganhar as duas partidas, torcer por derrotas do Tolima e tropeços do Independente Del Valle, além de melhorar o saldo de gols.