
Cuiabá vence Fortaleza por 1 a 0 e respira fora do Z4 do Brasileirão
Folhapress
06 de dezembro de 2021, 22:18
O Brasileirão de 2021 já conhece o seu campeão - Atlético-MG -, mas a última rodada ainda reserva muitas emoções. As vag..
Pedro Melo - 07 de dezembro de 2021, 10:00
O Brasileirão de 2021 já conhece o seu campeão - Atlético-MG -, mas a última rodada ainda reserva muitas emoções. As vagas em Libertadores e Sul-Americana ainda não estão totalmente preenchidas, enquanto duas equipes ainda vão cair para a Série B.
Além do campeão Atlético-MG, o Brasileirão já sabe que o Flamengo é o vice e o Palmeiras termina em terceiro lugar. Do outro lado da tabela, a Chapecoense é a lanterna absoluta e ainda pode terminar com a pior campanha nos pontos corridos, e o Sport fica em penúltimo.
O Corinthians, hoje quarto colocado, Fortaleza, 5º, e o Athletico, 14º e campeão da Sul-Americana, já estão na fase de grupos da Libertadores, não brigam por mais nada, mas podem mudar de posição. De resto, os outros times ainda disputam alguma coisa na última rodada.
Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza e Athletico já estão na Libertadores. E ainda resta uma vaga direta na fase de grupos. O Red Bull Bragantino, com 53 pontos, depende apenas de si e precisa vencer o Internacional para garantir a vaga inédita. Fluminense, com 51, e América-MG, com 50, ainda brigam por um lugar no G6.
Além disso, as duas vagas na fase preliminar da Libertadores estão em disputa. Fluminense e América-MG estão em vantagem, mas outros cinco também brigam: Atlético-GO, 50 pontos, Ceará, 50, Santos, 49, Internacional, 48 e São Paulo, 48. Ainda existe a chance do Red Bull Bragantino se classificar para a pré.
Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo lutam pelas últimas três vagas na Libertadores. Quem não se classificar, vai disputar a Sul-Americana.
A última vaga na Sul-Americana vai para o 15º colocado. Cuiabá, 46 pontos, Bahia, 43, e Juventude, 43, podem disputar a competição internacional, mas também estão de olho na permanência no Brasileirão.
Chapecoense e Sport já caíram para a Série B e quatro times brigam para escapar das últimas duas vagas na Série B. O Cuiabá é quem tem a situação mais confortável e precisa apenas de um empate contra o Santos. Se perder, Bahia ou Juventude não pode vencer.
O Bahia também depende apenas de si e precisa vencer o Fortaleza fora de casa para se salvar. Em caso de empate, o Juventude não pode ganhar. E se perder, o Juventude também não pode pontuar e o Grêmio precisa tropeçar.
Para se salvar, o Juventude precisa vencer o Corinthians e o Bahia não pode ganhar. Se empatar, o Bahia tem que perder.
Já o Grêmio vive uma situação delicada, mas o primeiro passo é vencer o campeão Atlético-MG. Depois disso, o Tricolor gaúcho depende de derrotas de Bahia e Juventude. Os dois concorrentes não podem pontuar.