Libertadores, Sul-Americana e Série B: o que está em jogo na última rodada do Brasileirão

Pedro Melo

Brasileirão última rodada Libertadores Sul-Americana Série B Grêmio

O Brasileirão de 2021 já conhece o seu campeão – Atlético-MG -, mas a última rodada ainda reserva muitas emoções. As vagas em Libertadores e Sul-Americana ainda não estão totalmente preenchidas, enquanto duas equipes ainda vão cair para a Série B.

Além do campeão Atlético-MG, o Brasileirão já sabe que o Flamengo é o vice e o Palmeiras termina em terceiro lugar. Do outro lado da tabela, a Chapecoense é a lanterna absoluta e ainda pode terminar com a pior campanha nos pontos corridos, e o Sport fica em penúltimo.

O Corinthians, hoje quarto colocado, Fortaleza, 5º, e o Athletico, 14º e campeão da Sul-Americana, já estão na fase de grupos da Libertadores, não brigam por mais nada, mas podem mudar de posição. De resto, os outros times ainda disputam alguma coisa na última rodada.

VAGAS NA LIBERTADORES

Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza e Athletico já estão na Libertadores. E ainda resta uma vaga direta na fase de grupos. O Red Bull Bragantino, com 53 pontos, depende apenas de si e precisa vencer o Internacional para garantir a vaga inédita. Fluminense, com 51, e América-MG, com 50, ainda brigam por um lugar no G6.

Além disso, as duas vagas na fase preliminar da Libertadores estão em disputa. Fluminense e América-MG estão em vantagem, mas outros cinco também brigam: Atlético-GO, 50 pontos, Ceará, 50, Santos, 49, Internacional, 48 e São Paulo, 48. Ainda existe a chance do Red Bull Bragantino se classificar para a pré.

VAGA NA SUL-AMERICANA

Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo lutam pelas últimas três vagas na Libertadores. Quem não se classificar, vai disputar a Sul-Americana.

A última vaga na Sul-Americana vai para o 15º colocado. Cuiabá, 46 pontos, Bahia, 43, e Juventude, 43, podem disputar a competição internacional, mas também estão de olho na permanência no Brasileirão.

BRIGA PARA ESCAPAR DA SÉRIE B

Chapecoense e Sport já caíram para a Série B e quatro times brigam para escapar das últimas duas vagas na Série B. O Cuiabá é quem tem a situação mais confortável e precisa apenas de um empate contra o Santos. Se perder, Bahia ou Juventude não pode vencer.

O Bahia também depende apenas de si e precisa vencer o Fortaleza fora de casa para se salvar. Em caso de empate, o Juventude não pode ganhar. E se perder, o Juventude também não pode pontuar e o Grêmio precisa tropeçar.

Para se salvar, o Juventude precisa vencer o Corinthians e o Bahia não pode ganhar. Se empatar, o Bahia tem que perder.

Já o Grêmio vive uma situação delicada, mas o primeiro passo é vencer o campeão Atlético-MG. Depois disso, o Tricolor gaúcho depende de derrotas de Bahia e Juventude. Os dois concorrentes não podem pontuar.

CONFIRA OS JOGOS DA ÚLTIMA RODADA DO BRASILEIRÃO

  • Fortaleza x Bahia
  • Atlético-GO x Flamengo
  • Palmeiras x Ceará
  • Fluminense x Chapecoense
  • América-MG x São Paulo
  • Red Bull Bragantino x Internacional
  • Sport x Internacional
  • Juventude x Corinthians
  • Grêmio x Atlético-MG
  • Santos x Cuiabá

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="809144" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]