Liverpool vence o Chelsea nos pênaltis e é campeão da Copa da Liga

O Liverpool é o grande campeão da Copa da Liga! Em uma decisão emocionante, os Reds levaram a melhor sobre o Chelsea por 11 a 10 nos pênaltis

Pedro Melo - 27 de fevereiro de 2022, 16:36

(Reprodução/Twitter/Liverpool)
(Reprodução/Twitter/Liverpool)

O Liverpool é o grande campeão da Copa da Liga! Em uma decisão emocionante, os Reds levaram a melhor sobre o Chelsea por 11 a 10 nos pênaltis, após empate em 0 a 0, e conquistaram a competição pela 9ª vez na história.

Depois de um tempo normal com três gols anulados e nenhum validado, Liverpool e Chelsea foram para os pênaltis. Todos os jogadores de linha acertaram as cobranças. Quando chegou a vez dos goleiros, Kelleher acertou para os Reds, mas Kepa, que entrou justamente para as penalidades máximas, errou.

Com o título, o Liverpool ultrapassa o Manchester City e se isola como o maior vencedor da Copa da Liga. Esse é o único título que o técnico Jürgen Klopp não tinha conquistado desde que chegou aos Reds.

LIVERPOOL LEVA A MELHOR SOBRE O CHELSEA NOS PÊNALTIS APÓS JOGO SEM GOLS

A decisão entre Chelsea e Liverpool começou com muita emoção nos dois lados. Os Blues tiveram duas chances com Pulisic e Mount, que pararam em ótimas defesas do goleiro Kelleher. Já os Reds só não marcou o primeiro por conta de um milagre de Mendy. O goleiro senegalês pegou o chute de Keita e salvou de forma espetacular o rebote de Mané.

O segundo tempo continuou com chances reais para os dois lados, mas não teve bola na rede. Logo aos quatro minutos, Mount ficou cara a cara com Keheller, mas acertou a trave. E aos 13, Mount tabelou com Havertz e chutou para firme defesa do goleiro.

O Liverpool cresceu ao longo da segunda etapa e chegou a balançar as redes aos 21 minutos. Alexander-Arnold cobrou falta na área, Mané ajeitou de cabeça e Matip completou para o gol. Porém, o árbitro anulou por impedimento pela participação de Van Dijk na jogada. Já nos acréscimos, Van Dijk aproveitou a cobrança de escanteio, cabeceou no canto e Mendy se esticou para salvar.

Na prorrogação, o Chelsea foi melhor e teve dois gols anulados por impedimento. Aos oito minutos do primeiro tempo, Lukaku recebeu passe de Chalobah, invadiu a área, driblou Konaté e fez. Mas o lance foi anulado por impedimento do centroavante belga.

Já aos quatro da etapa final, Lukaku encontrou Havertz dentro da área, que dominou e chutou cruzado para o fundo das redes. A arbitragem anulou novamente por posição irregular.

Pouco antes do fim do tempo extra, o técnico Thomas Tuchel mudou o goleiro do Chelsea: colocou Kepa no lugar de Mendy. Nas penalidades, o camisa 1 não defendeu nenhuma das 11 cobranças do Liverpool e ainda desperdiçou a cobrança que garantiu o título para o rival.

FICHA TÉCNICA - FINAL DA COPA DA LIGA

Data, horário e local: domingo (27), às 13h30 (horário de Brasília), em Wembley, na cidade de Londres (ING).

Chelsea: Mendy (Kepa); Chalobah, Thiago Silva e Rüdiger; Azpilicueta (James), Kante, Kovacic (Jorginho) e Marcos Alonso; Mount (Lukaku), Havertz e Pulisic (Werner). Técnico: Thomas Tuchel.

Liverpool: Kelleher; Alexander-Arnold, Matip, van Dijk, Robertson; Fabinho, Keita (Milner) e Henderson (Elliott); Luis Diaz (Origi), Salah e Mané (Diogo Jota). Técnico: Jürgen Klopp.

Cartões amarelos: Kovacic e Kanté (CHE).