Foto: Divulgação/LIDE Paraná

Luisa Stefani conquista o maior título da carreira no WTA 1000 de Montreal

A brasileira Luisa Stefani ganhou o maior título da carreira neste domingo (15) no WTA 1000 de Montreal. A paulista e a ..

A brasileira Luisa Stefani ganhou o maior título da carreira neste domingo (15) no WTA 1000 de Montreal. A paulista e a canadense Gabriela Dabrowski derrotaram na decisão a eslovena Andreja Klepac e a croata Darija Jurak por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.

Stefani conquistou o terceiro título de nível WTA na carreira. Os outros troféus foram em Tashkent-2019 e Lexington-2020 com a norte-americana Hayley Carter. Além disso, foi a décima vez final na elite do circuito feminino e a quinta apenas na temporada de 2021.

Com o título em Montreal, Luisa Stefani coroa o melhor momento da carreira. Ela soma 900 pontos no ranking da WTA e se torna a primeira brasileira a entrar no top 20 do ranking feminino – subindo do 22º para o 19º lugar na lista desta segunda-feira (16).

Nas últimas semanas, a paulista ainda levou a medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio ao lado de Laura Pigossi, a primeira do Brasil na história do tênis. Sem tempo para comemorar, ela viajou para os Estados Unidos e foi vice-campeã do WTA 500 de San José, no começo de agosto.

Os próximos torneios de Stefani são o WTA 1000 de Cincinnati e o US Open, último Grand Slam da temporada. A brasileira, que normalmente joga com Hayler Carter, segue a parceria com Gabriela Dabrowski pelo menos até o final da temporada.

Além de Luisa Stefani, mais três brasileiros disputaram finais no circuito do tênis. No Challenger de San Marino, Orlando Luz perdeu de virada a final de simples para o dinamarquês Holger Rune por 1/6, 6/2 e 6/3. Já na chave de duplas, João Menezes e Rafael Matos ficaram com o vice após a derrota na decisão o tcheco Zdenek Kolar e o venezuelano Luis David Martinez por 1/6, 6/3 e 10/3.

Já no W25 de Radom, da Polônia, Carol Meligeni também foi vice-campeã em duplas. A brasileira, ao lado de Iryna Shymanovich, de Belarus, perdeu na final para as japonesas Mana Kawamura e Funa Kozani por 6/4 e 6/3.