Lyon vence Manchester City e chega na semifinal de Champions League

Jorge de Sousa

Lyon vence Manchester City e chega na semifinal de Champions League

O Lyon venceu o Manchester City por 3 a 1 na tarde deste sábado (15) e chegou pela primeira vez em sua história as semifinais da Uefa Champions League.

Cornet e Dembelé (duas vezes) marcaram os gols do Lyon, enquanto De Bruyne balançou as redes pelo Manchester City

O duelo foi realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, cidade portuguesa que tem recebido todos os jogos da fase final da Champions League.

O duelo contou com os brasileiros Fernandinho e Gabriel Jesus pelo PSG e Bruno Guimarães, Marcelo e Thiago Mendes pelo Lyon.

Enquanto Rudi García chega em sua primeira semifinal da Champions League, Pep Guardiola cai pela terceira vez seguida na fase de quartas de final da competição.

SEMIFINAIS DA CHAMPIONS LEAGUE DEFINIDAS

Duelo brasileiro entre Gabriel Jesus e Marcelo acabou vencido pelo zagueiro do Lyon. (Reprodução/Twitter Uefa Champions League)

Com a classificação do Lyon, as semifinais da Uefa Champions League estão definidas. Os duelos serão realizados nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19).

Essa será a primeira vez desde a edição 1990-1991 que nenhuma equipe da Espanha, Inglaterra ou Itália chega entre os quatro semifinalistas da competição. Na ocasião, Bayern de Munique, Estrela Vermelha, Spartak Moscou e Olympique de Marselha ficaram entre os melhores times.

Na terça-feira, acontece o duelo das equipes que buscam sua primeira participação em uma final da Champions League. PSG e Red Bull Leipzig.

Já na quarta-feira, o Bayern de Munique tenta chegar a sua 11ª final da competição contra o Lyon, que assim como PSG e Red Bull Leipzig nunca chegou a decidir o torneio.

A única semifinal de Champions jogada pelo Lyon foi justamente contra o Bayern de Munique. Em 2009, os alemães venceram os dois jogos contra os franceses para chegar a final.

A final da Champions League será jogada no próximo domingo (23), às 16h, no Estádio da Luz, em Lisboa.

LANÇAMENTOS PRECISOS DÃO VITÓRIA AO LYON

Sterling criou as principais chances de ataque do City na partida. (Reprodução/Twitter Uefa Champions League)

Manchester City e Lyon fizeram um primeiro tempo com os ingleses tendo maior posse de bola e os franceses visando marcar forte no meio de campo, apostando nos contra-ataques.

Com De Bruyne bem marcado, coube a Sterling a criação das principais jogadas do City na primeira etapa. Aos dois minutos, o atacante foi até a linha de fundo, invadiu a área e rolou para trás. Antes da finalização de Gabriel Jesus, Marçal conseguiu o corte com a ponta da chuteira e Marcelo afastou o perigo.

Em jogada semelhante aos 22 minutos, Sterling novamente ganhou da marcação pela esquerda e tentou o cruzamento rasteiro. Só que dessa vez Aouate conseguiu fazer o corte na área.

O Lyon conseguiu responder no minuto seguinte. Marçal fez belo lançamento no campo de defesa para Ekambi. Eric Garcia conseguiu o corte parcial, mas a bola sobrou para Cornet na entrada da área, que viu Ederson adiantado e bateu com efeito para marcar belo gol.

Anthony Lopes apareceu pela primeira vez no jogo aos 30 minutos. João Cancelo cruzou fechado e o goleiro espalmou para frente. A bola ficou com Gundogan, mas antes do volante tentar o chute, Lopes se atirou na bola e fez o corte.

Lopes ainda fez boa defesa aos 42 minutos. Sterling apareceu no canto da área e buscou Rodri na área. O meia emendou de primeira, a bola desviou na zaga, mas o goleiro conseguiu abafar o chute e defender em dois tempos.

O Lyon recuou ainda mais no segundo tempo e o City ocupou de vez o campo de ataque. Mesmo assim a equipe inglesa seguiu com problemas na criação das jogadas e a primeira chance de gol saiu em uma bola parada.

Aos 14 minutos, Gabriel Jesus foi derrubado pouco antes da meia-lua da área. De Bruyne foi para a cobrança da falta e bateu com efeito no canto esquerdo, mas Lopes conseguiu espalmar.

De Bruyne teve nova chance na bola parada aos 20 minutos. Dessa vez, o meia buscou o ângulo direito, mas a bola saiu ao lado da meta.

Só que o talento do City conseguiu finalmente furar a retranca do Lyon aos 23 minutos. Mahrez fez belo lançamento do meio de campo para Sterling, que limpou a jogada e rolou para De Bruyne finalizar cruzado e empatar o jogo.

Os jogadores do Lyon reclamaram de pênalti não marcado aos 25 minutos. Cornet foi lançado na área e após dividida com Walker ficou no chão. A arbitragem mandou o jogo seguir.

Gabriel Jesus ficou perto do gol aos 27 minutos. O atacante recebeu na área, cortou a marcação e finalizou firme para Lopes espalmar para escanteio.

O brasileiro teve nova chance aos 31 minutos. Sterling fez bela jogada pela esquerda e cruzou na medida para Jesus no segundo poste. Só que o atacante tentou a finalização de voleio e Lopes defendeu.

O castigo veio dois minutos depois. Em novo lançamento do campo de defesa, Dembelé saiu livre na entrada da área e finalizou firme. Ederson ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.

O VAR foi acionado, mas não identificou falta de Dembelé em Laporte no início da jogada e nem impedimento do atacante na jogada.

Sterling teve a bola do empate nos pés aos 40 minutos. Gabriel Jesus foi lançado na área e bateu cruzado. O atacante apareceu livre na pequena área, mas bateu por cima do travessão.

Mais uma vez o Lyon conseguiu anotar o gol no minuto seguinte. Após tiro de meta, a bola sobrou para Aouar na entrada da área e Ederson espalmou para frente, nos pés de Dembelé. O atacante livre só empurrou para as redes.

LEIA MAIS: Cartola FC: Escalação e dicas para ganhar cartoletas na 3ª rodada do Brasileiro

Previous ArticleNext Article