
PSG vence Lyon e conquista Copa da Liga Francesa
Jorge de Sousa
31 de julho de 2020, 19:07
O atacante Marinho, do Santos, foi alvo de um comentário racista na noite da última quinta-feira (30), após a derrota pa..
Redação - 31 de julho de 2020, 20:49
O atacante Marinho, do Santos, foi alvo de um comentário racista na noite da última quinta-feira (30), após a derrota para a Ponte Preta e a eliminação do Campeonato Paulista, e desabafou nas redes sociais.
Na cobertura do pós-jogo, Fabio Benedetti, chef de cozinha e integrante da equipe do Estádio 97, programa da rádio Energia 97, de São Paulo, chamou o jogador de "burro" e disse que ele "estava na senzala", logo após a partida.
Esse comentarista se chama Cheff Benedetti e trabalha na @energia97fm pic.twitter.com/NfwlgkIE7x
— twitch.tv/le0jahjah (@kaiocomC) July 31, 2020
Após saber do comentário racista, o jogador desabafou nas redes sociais. Conhecido pela irreverência e o bom humor, Marinho mudou o tom e postou uma foto ao lado da filha em seu Instagram. Horas depois, o jogador publicou um vídeo onde aparece visivelmente emocionado e manifesta seu repúdio.
"Quando acontece com a gente, a gente sente mais. E eu brigo toda hora. Por isso brigo pela causa, porque quando passamos na pele é horrível. E não podemos deixar isso passar", disse Marinho, em um dos trechos do vídeo.
Confira o desabafo de Marinho:
Toda nossa solidariedade ao Marinho! pic.twitter.com/l158aaQovl
— SÉRIE A (@SerieAdoBrasil) July 31, 2020
Ao longo do dia, o jogador recebeu inúmeras mensagens de apoio. O assunto "Marinho" foi um dos mais comentados no Twitter, com mais de 36 mil tweets. Os termos "racista"e "senzala" também estiveram entre os mais discutidos do dia na plataforma.
O Santos também se manifestou pelas redes sociais. "Não basta não ser racista, é fundamental ser antirracista. Infelizmente o racismo estrutural ainda é algo sempre presente em nossas relações, assim precisamos e seguiremos repetindo a mesma mensagem de repúdio a qualquer tipo de preconceito quantas vezes for necessário", postou o clube.
O comentarista se desculpou publicamente, mas foi afastado da função pela rádio.
Marinho foi um dos personagens da derrota do Santos para a Ponte Preta, pelas quartas de final do Paulistão. O jogador abriu o placar da partida, mas acabou expulso da partida ainda no primeiro tempo, após levar o segundo cartão amarelo.
Com um jogador a menos, a equipe santista foi facilmente envolvida pela Macaca, que venceu e se garantiu entre os quatro melhores da competição.
No início de junho, foi apresentado no Senado um projeto de lei que aumenta as penas referentes a injúria preconceituosa e discriminação racial no Brasil. O PL 3.054/2020 é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).