Vitória do curitibano Mauro Ribeiro no Tour de France completa 30 anos

Redação

Mauro-Ribeiro-Tour-de-France

A vitória do ciclista curitibano Mauro Ribeiro no Tour de France, maior evento da modalidade, completa 30 anos nesta quarta-feira (14).

Em 1991, durante a 9ª etapa do evento de 160 quilômetros, Mauro Ribeiro venceu o percurso entre Alençon e Rennes. À época, competia pela RMO, equipe profissional da própria França. “É gratificante fazer uma carreira sabendo que o Tour de France é o monumento esportivo, ao lado das Olimpíadas e Copa do Mundo. É, realmente, para quem faz ciclismo o máximo, como experiência e como satisfação de conquistar e participar o Tour de France”.

Nas imagens da prova de 1991, é possível notar que Mauro Ribeiro buscou todas as forças para cruzar a linha de chegada em Rennes após ataque final dos adversários. O ciclista, que estava com a prova dominada após a fuga, quase foi pego faltando poucos metros da chegada, mas 14 de julho era o seu dia.

“Foi uma experiência muito bacana, nessa carreira de quase 20 anos em cima de uma bicicleta”, destacou Mauro Ribeiro, que hoje tem 56 anos.

Para a edição 2021, o ex-ciclista explica que todos os detalhes são importantes para fazer um Tour de France de alto nível e vencer etapas. ”Hoje o ciclismo está muito dinâmico, o que na minha época era mais no feeling. A essência ainda é pedalar. São 21 dias, então cada três ou quatro minutos que pode estar se recuperando ou descansando, ficando o máximo possível em descanso. A gente percebe na história do Tour de France que os ciclistas que largam, apenas 10% chegam com chance de vencer. A ideia é estar nessa meta para vencer uma etapa”.

CARREIRA DE MAURO RIBEIRO APÓS O TOUR DE FRANCE

O ex-ciclista profissional, que também já treinou a Seleção Brasileira em Olimpíadas, não deixou a experiência no Tour de France parar em sua conquista.

No Brasil, Mauro Ribeiro já pedalou no L’Étape Brasil que, em 2021, terá duas etapas. A primeira delas será em Campos de Jordão (SP) nos dias 24 e 26 de setembro, já a segunda na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 19 e 21 de novembro.

”O L’Étape traduz justamente essa experiência e sensação de estar envolvido com um dos maiores eventos ciclísticos do mundo. Está sendo um sucesso. Tive a possibilidade de pedalar no evento. É muito bacana, traduz uma confraternização muito legal”, completou.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="775305" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]