câmara dos deputados
Compartilhar

Medina e Mineirinho avançam no Mundial de Surfe

Colaboração Leopoldo ScreminA tarde de sexta-feira foi repleta de emoções em Saquarema, litoral norte do Rio de J..

Redação - 13 de maio de 2017, 10:16

Colaboração Leopoldo Scremin

A tarde de sexta-feira foi repleta de emoções em Saquarema, litoral norte do Rio de Janeiro.  Depois de um show do circuito feminino os atletas do WSL entraram para a terceira rodada da etapa brasileira do circuito mundial de surfe.

Na água nada menos que Adriano Mineirinho, campeão mundial em 2015 e Gabriel Medina, ícone brasileiro do esporte e que arrasa pelas areias uma enorme quantidade de fãs. O primeiro desafio foi o mar de Saquarema, muito mexido e complicado para a maioria dos surfistas, e coube a Adriano Mineirinho e outro brasileiro, Ian Gouveia protagonizarem o primeiro duelo da tarde.

Mineirinho mostrou todo o seu surfe que o levou ao título mundial, e com manobras que ergueram o público presente – cerca de 3 mil pessoas – nas areias da praia de Itaúna, principal “pico” de Saquarema. O resultado foi de 15,67 a 12.33. Assim Mineirinho volta a briga pelo título, e agora é todos os “olhos” do surfe mundial ficam na possível final entre dois brasileiros.

Pois dois brasileiros ainda estão na briga, e o principal é Gabriel Medina, campeão mundial em 2014 e que está voltando a encontrar seu melhor surfe. Medina enfrentou o havaiano Bede Durbridge e mesmo saindo atrás nas ondas deu um show, levantando a  torcida brasileira presente. Para se ter uma ideia, mesmo com o astro Mick Fanning na água, a torcida “deu as costas” para os atletas para assistir a entrevista do atleta no palco do evento.

Nós conseguimos falar com ele com exclusividade mais tarde, na Casa Flutuar - Espaço Oi, organizador do evento, e assim conseguimos entender um pouco da emoção que Medina está passando ao voltar a Saquarema em busca de sua primeira vitória em uma etapa brasileira do circuito mundial.

“Minhas expectativas são as melhores, o campeonato está sendo show de bola. O público enchendo a areia, os brasileiros indo bem e passando de fase.”, disse Medina com exclusividade. E continuou: “Se tivermos campeonato amanhã provavelmente terá mais gente, a torcida vai crescer, e como a gente estava falando estamos no Maracanã do Surfe, e fico feliz e estar surfando para minha família e meus amigos”.

Gabriel também falou a respeito de sua vontade de vencer no Brasil. Apesar de vencer o mundial em 2014, o atleta brasileiro ainda não foi campeão da etapa disputada por aqui, e agora espera que tenha chegado sua hora.

“A vontade existe e a pressão também. A próxima bateria será eu, o Mineiro e o “Gui Gui” (Wiggolly Dantas), e será muito disputada. Mas estou querendo muito vencer esta etapa pela primeira vez”..

Mas tem outro atleta brasileiro que vem surpreendendo e quase foi campeão mundial, Felipe Toledo. O atleta venceu a etapa brasileira do mundial em 2015 e está surfando muito bem aqui em Saquarema, e não seria um equívoco relacioná-lo como favorito da etapa de Saquarema.

“É um momento muito legal que eu estou vivendo , a mudança da Barra para Saquarema foi muito boa, um praia que sempre tem ondas, e eu já competi em vários campeonatos como amador e venci aqui. Então a expectativa é a melhor possível, não só para mim como para todos os brasileiros”.

A próxima fase do campeonato deve acontecer amanhã – tudo depende das condições das ondas para que vejamos os brasileiros dando um “show” nas águas.