Esportes
Messi conquista o maior título da carreira aos 35 anos e quebra recordes na Copa do Mundo

Messi conquista o maior título da carreira aos 35 anos e quebra recordes na Copa do Mundo

Na quinta e última participação, camisa 10 foi o grande nome da seleção argentina na conquista do tricampeonato mundial

Pedro Melo - domingo, 18 de dezembro de 2022 - 16:26

A última Copa do Mundo de Lionel Messi não poderia ser mais especial. Na quinta participação, o camisa 10 foi o grande nome na conquista do tricampeonato da Argentina e se coroa como um dos maiores nomes da história do futebol mundial.

Aos 35 anos, Messi encerra a participação em Copas com diversos recordes conquistados. Número de jogos, gols, assistências e melhor da competição mais de uma vez.

OS RECORDES DE LIONEL MESSI NA COPA DO MUNDO

Participações

Na estreia contra a Arábia Saudita, Messi já havia entrado em um seleto grupo de jogadores que disputaram cinco Copas do Mundo. O argentino jogou em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022.

Além do camisa 10, outros jogadores que participaram cinco vezes do Mundial estão os mexicanos Antonio Carbajal, Rafa Márquez, Guillermo Ochoa e Andrés Guardado, o português Cristiano Ronaldo, o italiano Gianluigi Buffon e o alemão Lothar Matthäus.

Número de jogos

Ao jogar as sete partidas da campanha do título da Argentina, Messi se tornou o recordista isolado de jogos em Copa do Mundo. O argentino tem 26 partidas e ultrapassou Lothar Matthäus, com 25 (1982, 1986,1990, 1994 e 1998).

O top-5 com mais partidas no Mundial tem Miroslav Klose (24), Paolo Maldini (23) e Cristiano Ronaldo (22).

Artilheiro da Argentina em Copas

Messi foi o vice-artilheiro no Catar, com sete gols, mas o número foi o suficiente para se tornar o maior jogador da Argentina em Copa do Mundo. O craque balançou as redes 13 vezes e ultrapassou Gabriel Batistuta, que marcou 11 e tinha o recorde há 20 anos.

Craque do jogo

A Fifa passou a eleger o melhor jogador da partida em 2022 e ninguém mais ganhou o prêmio do que Messi. Ele ficou com o troféu 10 vezes, sendo quatro no Catar.

Melhor da Copa duas vezes seguidas

Desde que a Fifa passou a dar prêmio para o melhor jogador da Copa do Mundo em 1982, nenhum atleta ganhou mais de uma vez. Até Lionel Messi. O atacante, que ganhou na campanha do vice em 2014, foi eleito novamente em 2022.

Gols em mais partidas da Copa

Messi marcou gol em 11 partidas de Copa do Mundo e igualou o recorde de Ronaldo e Miroslav Klose.

Compartilhe