
Delegação paranaense traz 17 medalhas dos Jogos Mundiais Escolares
Redação
21 de julho de 2016, 12:52
Os atletas refugiados que vão participar dos Jogos Olímpicos deste ano, no Rio de Janeiro, serão representados por uma b..
Andreza Rossini - 21 de julho de 2016, 13:44
Os atletas refugiados que vão participar dos Jogos Olímpicos deste ano, no Rio de Janeiro, serão representados por uma bandeira e um hino, criados por um movimento social para o grupo de esportistas. Dois dos atletas estão refugiados no Brasil.
"Atletas com nenhuma equipe nacional, bandeira e hino para chamar de seu. Sentimos que devemos fazer algo sobre isso. Devemos dar-lhes algo especial. Então começamos nossa jornada em busca de refugiados em todo o mundo", diz o post no Facebook de um dos idealizadores do movimento, o curitibano Artur Lipori.
São dez atletas que vão competir representando "A Nação dos Refugiados", com uma bandeira laranja e preta, que lembra os coletes salva-vidas que usaram para as viagens de fuga. "Um preto e laranja (cores dos coletes salva-vidas) é um símbolo de solidariedade para com todos aqueles que cruzaram o mar em busca de um novo país. Eu mesmo usava um, que é por isso que eu assim me identifico com essas cores e essas pessoas" afirmou Yara Said, responsável pelo design da bandeira.
"Os Jogos Olímpicos podem mudar a minha vida, talvez a minha família vai me ver e vai se reunir", afirmou a judoca refugiada Yolande Mabika, aos organizadores do movimento. Os dez atletas participantes foram anunciados pelo Comité Olímpico Internacional (COI) no dia 3 de junho.
São cinco corredores do Sudão do Sul, dois nadadores da Síria, dois judocas da República Democrática do Congo e um corredor de maratona da Etiópia, que vão marchar sob a bandeira olímpica na cerimônia de abertura no dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O COI vai disponibilizar um grupo de apoio completo para atender todas as necessidades logísticas, técnicas e de treinamento dos atletas.
Conheça a página do "The Refugee Nation" nas redes sociais.
Conheça os atletas
• Rami Anis (homem): País de origem - Síria; hospedagem- Bélgica; esporte - natação.
• Yiech Pur Biel (homem): País de origem - Sudão do Sul; hospedagem - Quênia; esporte: atletismo, (800m).
• James Nyang Chiengjiek (homem): País de origem - Sudão do Sul; hospedagem- Quênia; esporte - atletismo (400m).
• Yonas Kinde (homem : País de origem - Etiópia; hospedagem - Luxemburgo; esporte- atletismo (maratona).
• Anjelina Nada Lohalith (mulher): País de origem - Sudão do Sul; hospedagem - Quênia; esporte- atletismo (1500m).
• Rose Nathike Lokonyen (mulher): País de origem - Sudão do Sul; hospedagem - Quênia; esporte- atletismo (800m).
• Paulo Amotun Lokoro (homem): País de origem - Sudão do Sul; hospedagem - Quênia; esporte- atletismo (1500m).
• Yolande Bukasa Mabika (mulher): País de origem - República Democrática do Congo; hospedagem - Brasil; esporte - judô, (70kg).
• Yusra Mardini (mulher): País de origem - Síria; hospedagem - Alemanha; esporte - natação
• Popole Misenga (homem): País de origem - República Democrática do Congo; hospedagem- Brasil; esporte - judô (-90kg).
Veja a biografia de cada um deles aqui.