Mundial de clubes e Copa do Mundo de Fut7 movimentam Curitiba

Vinicius Cordeiro


Depois das finais da Liga Fut7, Curitiba vai receber o Campeonato Mundial de Clubes e a primeira edição Copa do Mundo de Fut7. O esporte é uma modalidade do futebol praticada em campo reduzido, na grama sintética, que reúne 7 atletas em campo e já está presente nas Paralímpiadas há três edições.

“O Futebol 7 é o mais praticado entre as modalidades de campo reduzido, entre futsal e beach soccer, por exemplo. Agora ele está alavancando como esporte de alto rendimento, como essas duas competições”, avalia Hugo Loreiro, diretor-geral de competição.

De acordo com Loreiro, os jogos, que serão na Arena montada no ginásio Universidade Positivo e no campo do Trieste, serão transmitidos ao vivo para mais de 20 países do mundo. “Esperamos que um grande público compareça para prestigiar os eventos”, completou ele.

Mundial de Clubes

A disputa entre equipes começa neste sábado (8), com o confronto entre Atlético e Millionários, da Bolívia. A bola rola às 8h. Já a categoria feminina tem início às 11h, com o confronto entre Celebreak, da Espanha, e UGC Nike, do Japão.

No masculino, são três times da capital paranaense: Atlético, Clube Atlético do Jardim das Américas (CAJA) e Coritiba. O outro representante brasileiro é o Santos. No total, são 10 equipes, divididos em três grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam. Já os quatro “eliminados” fazem uma repescagem e os dois vitoriosos também garantem presença nas quartas de final.

Entre as mulheres, o Barcelona e o União Ribeirão são os representantes paranaenses. O Figueirense completa a lista das brasileiras em quadra. No total, são oito equipes divididos em dois grupos. Todos jogam para se posicionar em uma classificação geral, usada para definir os duelos da fase mata-mata.

“Curitiba é a capital do Fute7 brasileiro, os principais clubes são daqui. E o evento veio para o Brasil porque é referência a nível internacional. Esse ano houveram competições em todo o mundo e o Brasil ficou com o principal evento do calendário internacional da temporada”, comentou Hugo Loreiro, diretor-geral da competição.

Serão 12 jogos por dia e as finais estão marcadas para a segunda-feira (10). Às 20h30, as duas finalistas entram em campo. Uma hora depois, acontece a decisão masculina.

Copa do Mundo

Para quem acha que o Mundial de Clubes é pouco, a Copa do Mundo começa no dia seguinte. Serão 10 partidas por dia, com início na terça-feira (11) e terminando no sábado (15).

No masculino, são 10 seleções dividas em dois grupos. No Grupo A, estão presentes Brasil, Chile, Itália, Rússia e Uruguai. Argentina, Cazaquistão Colômbia, México e Peru formam o Grupo B. Os quatro primeiros de cada grupo vão para as quartas de final.

Entre as mulheres, também são dois grupos. Porém, pelo número ímpar (7), uma chave tem uma seleção a mais. Argentina, Brasil, Chile e Uruguai lutam por duas vagas no Grupo A, enquanto Colômbia, Espanha e México disputam o Grupo B.

Ingressos

Os ingressos estão à venda pelo site da Federação Internacional e nos locais dos jogos a partir do dia 7 de dezembro. Eles custam R$ 40, mas quem utilizar o cupom eletrônico – disponível no site – ganha o direito da meia entrada (R$ 20). O bilhete funciona como um “passaporte”, permitindo a pessoa assistir aos confrontos do dia.

Previous ArticleNext Article