Museu Virtual do Esporte é lançado com exposição a Copa de 1970

O Museu Virtual do Esporte foi lançado neste domingo (19) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Ele rece..

Agência Brasil - 19 de abril de 2020, 19:02

eMuseu do Esporte
eMuseu do Esporte

O Museu Virtual do Esporte foi lançado neste domingo (19) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Ele receberá colaborações da população para montar histórias de diversas modalidades esportivas.

Na abertura, foi inaugurada a primeira exposição temporária virtual intitulada 'Ciência x Mitos: lições da Copa de 1970 para o atual momento'.

MUSEU VIRTUAL DO ESPORTE

O museu tem oito exposições programadas. A ideia é fazer exposições temporárias temáticas com autores e tambéme exposições colaborativas.

“São pessoas que tiveram algum evento relacionado ao esporte que mandam uma foto e um fato, ou duas fotos e dois fatos. A exposição será dessas pessoas com essas figuras”, revelou Lamartine da Costa, professor da pós-graduação de Educação Física da Uerj e idealizador do projeto junto com a pesquisadora Bianca Gama.

A proposta do e-Museu do Esporte atrai novas pessoas e valoriza a cultura do passado, a história dos esportes de maneira geral.

“É uma ideia interessante, que envolve o indivíduo comum como expositor, ainda mais nesse período de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.”

COMO CONTRIBUIR COM O E-MUSEU DO ESPORTE?

Quem quiser contribuir para o acervo colaborativo do eMuseu do Esporte pode enviar, até amanhã (20), pelo site (clique aqui).

Podem ser enviados documentos, fotos, recortes de jornal e álbuns autografados relacionados a qualquer modalidade esportiva, sendo no máximo cinco arquivos digitalizados com até 100Mb.

Uma comissão de especialistas em história do esporte fará a seleção de até 35 itens, que comporão a mostra colaborativa a ser aberta no dia 26 deste mês.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por eMuseu do Esporte (@emuseudoesporte_oficial) em