Nadadora Etiene Medeiros é absolvida de doping

Redação


Por unanimidade (8 a 0), a nadadora Etiene Medeiros, esperança de medalhas no Rio-2016, foi absolvida da acusação de doping no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O julgamento, ocorrido durante a tarde de quinta-feira (30), tirou o peso que incomodava a atleta desde a acusação.

Segundo a assessoria de imprensa da nadadora, desde que a notícia de doping foi revelada, ela continuou seu ritmo forte de treinamentos.

Por meio de nota, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) oficializou a inocência da atleta. “O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em sessão de julgamento na noite de 29/06/2016, ao analisar as provas, por unanimidade de votos, decidiu que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta, declarando assim a sua inocência”,

A decisão do STJD cabe recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que teria de ser pedido por Wada (Agência Mundial Antidopagem), Fina (Federação Internacional da Natação) ou ABCD (Associação Brasileira de Controle de Doping). Mas, caso a ação seja feita, dificilmente Etiene seria julgada antes dos Jogos Olímpicos.

Etiene foi flagrada em um exame antidoping no dia 8 de maio com a substância fenoterol, considerada vetada pelo COI. A atleta alegou  que usou a substância para curar uma crise respiratória.  Etiene possui índice e deve disputar os 50m livre, 100m livre e 100m costas.

Previous ArticleNext Article