Neymar é convocado para seleção brasileira; Bruno Guimarães é a novidade da lista de Tite

Vinicius Cordeiro

seleção brasileira neymar bruno guimarães

Neymar foi convocado para os próximos jogos da seleção brasileira. O camisa 10 do PSG está na convocação do por Tite, assim como Bruno Guimarães, do Lyon.

A lista foi divulgada nesta sexta-feira (6), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O Brasil começa a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 contra a Bolívia. O jogo está marcado para o dia 27 de março (sexta-feira), às 21h30, na Arena Pernambuco, em Recife. Depois, no dia 31 de março, a seleção visita o Peru no Estádio Nacional, em Lima.

NEYMAR DE VOLTA E BRUNO GUIMARÃES

Neymar está de volta à seleção brasileira após quase cinco meses. A última vez que ele atuou com a amarelinha foi no dia 13 de outubro, quando sofreu uma lesão muscular no amistoso contra a Nigéria. Por causa do tempo de recuperação, o jogador do PSG ficou de fora dos amistosos contra Argentina e Coreia do Sul.

Vale lembrar que Neymar é o terceiro maior artilheiro da seleção sob o comando de Tite, com 15 gols. Apenas Gabriel Jesus, com 19, está em sua frente. Além disso, o camisa 10 é o terceiro maior goleador da história da seleção brasileira. São 61 gols marcados, ficando atrás de Ronaldo ‘Fenômeno’, com 62, e Pelé, com 77 gols marcados.

Já a outra grande surpresa foi Bruno Guimarães. O meio campista, que defende o Lyon, foi usado no time que disputou o Torneio Pré-Olímpico, mas deve se firmar na seleção principal.

Bruno soma quatro jogos na Europa: três vitórias, incluindo sobre a Juventus nas oitavas da Champions League, sendo que ele acabou sendo eleito o melhor jogador da partida em todas. O único confronto que ele não ganhou o prêmio foi na derrota para o PSG pela semifinal da Copa da França, quando o Lyon teve um jogador expulso.

Com um incrível aproveitamento no índice de passes e ditando o ritmo da equipe, ele deve ganhar oportunidade até como titular na seleção.

TITE NA SELEÇÃO

Tite tem 77,78% de aproveitamento no comando da seleção brasileira. Ele soma 48 jogos até aqui, sendo 34 vitórias, 10 empates e quatro derrotas. Além disso, são 100 gols marcados e 17 sofridos, ou seja, um saldo positivo de 83 gols. Ou seja, o Brasil de Tite tem uma média de anotar dois gols por jogo e sofrer um gol a cada três partidas.

Por enquanto, o artilheiro da Era Tite é Gabriel Jesus, com 19 gols. Na sequência, aparecem Neymar, com 15, Philippe Coutinho, com 13, e Roberto Firmino, com 9.

Por fim, Coutinho é o jogador mais chamado pelo treinador, convocado em 16 ocasiões. Na sequência, aparece Casemiro, com 15.

Apesar da eliminação para a Bélgica na Copa do Mundo em 2018, Tite se manteve no cargo com certa tranquilidade após levantar a taça da Copa América. Contudo, a pressão existe sobre o desempenho da equipe nas Eliminatórias, principalmente após a oscilação no segundo semestre de 2019. Com ‘ressaca’ do título, o time venceu apenas um dos cinco amistosos que fez.

Relembre a lista dos últimos jogos da seleção brasileira:

  • Brasil 0 x 1 Peru – 11 de setembro;
  • Brasil 1 x 1 Senegal – 10 de outubro;
  • Brasil 1 x 1 Nigéria – 13 de outubro;
  • Brasil 0 x 1 Argentina – 15 de novembro;
  • Brasil 3 x 0 Coreia do Sul – 19 de novembro.

Previous ArticleNext Article