Olimpíadas: sede do surfe em 2024 será a mais de 15 mil quilômetros de Paris

Pedro Melo

Olimpíadas Surfe Paris-2024 Taiti Italo Ferreira

Qualquer atleta sonha em viver o espírito das Olimpíadas, mas já imaginou se uma modalidade acontecer em outro continente? É exatamente isso que vai acontecer com o surfe, que consagrou o brasileiro Italo Ferreira como primeiro campeão olímpico da modalidade, em Paris-2024.

O Comitê Organizador de Paris-2024 definiu que as provas do surfe serão em Teahupoo, no Taiti. A ilha na Polinésia Francesa fica a 15,7 mil quilômetros de distância de Paris e é conhecida por ter ondas entre as maiores do mundo. O local faz parte do Circuito Mundial e o brasileiro Gabriel Medina já ganhou etapas em 2014 e 2018.

A preocupação do Comitê Olímpico Internacional (COI) era justamente em realizar a competição longe de Paris e algumas cidades francesas estavam na disputa, mas a escolha pelo Taiti foi justamente pela importância do local para a modalidade.

Para que os surfistas possam curtir o espírito olímpico, as competições acontecerão na primeira semana das Olimpíadas. Depois, os atletas terão a oportunidade de viajar à França para conhecerem a Vila Olímpica e participarem da Cerimônia de Encerramento.

O surfe foi uma das modalidades estreantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e consagrou Italo Ferreira como o primeiro campeão no masculino. O brasileiro derrotou na final o japonês Kanoa Igarashi na final por 15.14 a 6.60 e conquistou a primeira medalha do Brasil no Japão. Já Gabriel Medina perdeu na disputa da melhor de bronze para o australiano Owen Wright e ficou fora do pódio.

HIPISMO NAS OLIMPÍADAS DE 1956 TAMBÉM ACONTECEU EM OUTRO CONTINENTE

A realização do surfe em outro continente não é algo inédito na história das Olimpíadas. Na ocasião, as competições do Hipismo aconteceram em Estocolmo, na Suécia, e cinco meses antes do início dos Jogos de Melbourne-1956. O motivo foi a lei severa de quarentena de animais na Austrália que impediu a ida dos cavalos para o país.

Já as partidas de futebol normalmente também são disputadas fora da cidade. Em Tóquio-2020, jogos acontecem em Saitama, Yokohama, Miyagi e Sapporo. Anteriormente, na Rio-2016, algumas partidas foram em São Paulo, Manaus, Brasília e Salvador.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="778608" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]