Palmeiras goleia o Santos e conquista a Copinha pela primeira vez

Com gols de Endrick, Giovani e Gabriel Silva, duas vezes, Palmeiras goleia o Santos por 4x0, acaba com o jejum e fica com o troféu da Copinha pela primeira vez

Pedro Melo - 25 de janeiro de 2022, 11:58

(Wilian Oliveira/Futura Press/Folhapress)
(Wilian Oliveira/Futura Press/Folhapress)

O Palmeiras é campeão da Copinha pela primeira vez na história. Jogando no Allianz Parque, o time palmeirense não deu chances para o Santos e goleou na decisão por 4 a 0. Os gols foram do título foram marcados por Endrick, Giovani e Gabriel Silva, duas vezes.

Essa foi a maior goleada da história da final da Copinha junto com Portuguesa 4x0 Grêmio, em 1991. Outros placares elásticos em decisões são Internacional 3x0 Atlético-MG, em 1980, e Nacional-SP 3x0 América-SP, em 1988.

A primeira conquista do Palmeiras na Copinha chegou em sua terceira final. Anteriormente, o Verdão perdeu as decisões de 1970 e 2003 para Corinthians e Santo André, respectivamente. Agora, o time palmeirense entra na lista de campeões ao lado de outras 22 equipes.

Do outro lado, o Santos desperdiçou a chance de igualar São Paulo e Grêmio com quatro títulos. O Alvinegro permanece com três conquistas (1984, 2013 e 2014).

PALMEIRAS TEM MANHÃ ARRASADORA E GOLEIA O SANTOS

Dono da melhor campanha, o Palmeiras jogou com o apoio da torcida no Allianz Parque e ainda teve um início arrasador na final da Copinha. Logo aos cinco minutos, Vanderlan cruzou rasteiro na área, Jair falhou e Endrick chutou de primeira para o fundo das redes.

Aos 11, Giovani recebeu na entrada da área, viu o goleiro Diógenes adiantado e mandou por cobertura para marcar um golaço para o Palmeiras. E aos 15, Gabriel Silva cobrou falta com muita categoria e mandou no canto direito para fazer o terceiro.

A situação do Santos que já era difícil, ficou mais complicada ainda no primeiro tempo. O zagueiro Derick recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso de campo nos acréscimos e deixou o time santista com um jogador a menos.

No segundo tempo, o Palmeiras seguiu todo no ataque, desperdiçou duas chances, mas transformou a vitória em goleada com o quarto gol aos oito minutos. Vanderlan cruzou no meio da área, Gabriel Silva subiu entre dois marcadores e cabeceou no canto direito para aumentar a vantagem.

O Palmeiras chegou a marcar o quinto na decisão da Copinha, mas a assistente flagrou o impedimento de Vitinho no começo do lance.

FICHA TÉCNICA – FINAL DA COPINHA

Data, horário e local: terça-feira (25), às 10h, no Allianz Parque, em São Paulo (SP).

Palmeiras: Mateus; Garcia, Naves, Lucas Freitas e Vanderlan (Ian); Fabinho, Pedro Bicalho (Pedro Lima) e Giovani (Vitinho); Endrick (João Pedro), Jhonatan (Kevin) e Gabriel Silva (Lucas Sena). Técnico: Paulo Victor Gomes.

Santos: Diógenes, Andrey Quintino (Rafael Moreira), Jair Paula, Derick e Lucas Pires (Nycollas Lopo); Jhonnathan, João Victor (Matheus Nunes) e Ed Carlos; Fernandinho (Pedrinho), Rwan Seco e Weslley Patati. Técnico: Elder Campos.

Gols: Endrick (PAL), aos 5’ do primeiro tempo, Giovani (PAL), aos 11’ do primeiro tempo, e Gabriel Silva (PAL), aos 15’ do primeiro tempo e aos 8' do segundo tempo.

Cartões amarelos: Ed Carlos, Lucas Pires e Jhonnathan (SAN).

Cartão vermelho: Derick (SAN).