Para fugir da degola, Coritiba precisa ter aproveitamento de Libertadores

Francielly Azevedo


O Coritiba vive situação delicada na tabela. Na penúltima posição, com 27 pontos em 25 jogos, o alviverde tem um rendimento de 36% dos 75 pontos que disputou. Segundo o Chance de Gol (site de probabilidades do UOL), a chance do Coritiba ser rebaixado para a Série B do Brasileirão, hoje, é de 61,2%. O Paraná Portal fez as contas e mostra em números o que a equipe de Marcelo Oliveira tem que fazer. O verdão precisa de um aproveitamento superior a 48% nesta reta final de campeonato para não correr risco, média de time que está brigando por vaga na Libertadores.

Para escapar da degola sem depender de nenhuma outra combinação de resultados o número mágico, hoje, de acordo com o departamento de matemática da UFMG, que atualiza rodada a rodada as probabilidades no Brasileirão, é 46 pontos, embora os matemáticos da universidade mineira já indiquem que, quem alcançar 45 pontos, tem 88% de chances de se salvar.

Como não quer dar chance para o azar, o Paraná Portal seguirá usando 46 como referencial. Assim, o Coritiba precisa somar 19 pontos nas 13 partidas que ainda tem para disputar nesta reta final de campeonato, ou seja, tem que pontuar em mais da metade dos jogos restantes (ao menos mais seis vitórias e um empate).

Se conseguir tal feito, o Coxa atingirá, neste terço final de campeonato, um aproveitamento de time que está disputando vaga na Libertadores: 48,7% dos 39 pontos disputados. Para se ter uma ideia, esse rendimento é melhor que a atual média do Atlético-PR, o oitavo colocado, que tem aproveitamento de 45,1%.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="457614" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]