Paraná tem bom retrospecto contra times da Série A

Francielly Azevedo


Há dez anos consecutivos na Série B o Paraná Clube tem poucas oportunidades de enfrentar os grandes clubes do futebol brasileiro. Ao entrar em campo para encarar o Flamengo, quarta-feira, pelas quartas-de-final da Primeira Liga, o Tricolor enfrentará um time da primeira divisão do Campeonato Brasileiro pela 11ª na atual temporada. Quatro desses confrontos, no entanto, foram com os adversários locais, Atlético e Coritiba, pelo Campeonato Paranaense. As outras seis partidas foram em confrontos da Copa do Brasil ou da própria Primeira Liga.

Se não está disputando a mesma competição que os clubes da elite, o time paranista não tem feito feio quando tem pela frente um dos 20 melhores times da elite na atual temporada. Das 10 partidas que disputou até agora contra equipes da Série A, o Paraná venceu cinco e empatou duas, sofrendo três derrotas. Um retrospecto positivo para uma equipe da segunda divisão.

Na primeira liga, a equipe paranista triunfou no único confronto que teve contra adversário da primeira divisão, ao bater o Avaí por 2 a 0, em 25 de janeiro. Já no Campeonato Paranaense, apesar de o Tricolor ter liderado a primeira fase com ampla vantagem para os rivais, o aproveitamento nos confrontos diretos não foi dos melhores: apenas uma vitória, contra o Atlético na primeira fase. O time da Vila perdeu para o Coritiba (1 a 0) na fase de classificação e, nas quartas-de-final, teve uma derrota (1 a 0) e um empate (0 a 0) com o Furacão.

Mas foi na Copa do Brasil que o Paraná Clube surpreendeu ao eliminar dois adversários da primeira divisão e vender caro a classificação para as quartas-de-final a um dos gigantes do futebol Brasileiro. Em 8 de março, na segunda fase, ainda na fase de jogo único, o Tricolor eliminou o Bahia, ao vencer por 2 a 0 na Vila Capanema. Na quarta fase, em abril, a vítima foi o Vitória: triunfo por 2 a 0 fora de casa e empate em 0 a 0 na Vila Capanema. Já nas oitavas, o Paraná fez seu melhor jogo do ano, ao vencer o Atlético-MG por 3 a 2, em Curitiba. Depois foi eliminado, ao perder por 2 a 0, mas dificultando a vida do Galo Mineiro.

A força que mostrou contra o Galo, o bom retrospecto contra os times da Série A e a tendência de o Flamengo, na final da Copa do Brasil e no G-6 do Brasileirão, poupar jogadores, dão ao Paraná esperanças de alcançar a semifinal da Primeira Liga nesta quarta-feira.

O Paraná contra clubes da série A em 2017

  • 25/01 – Primeira Liga – Paraná 2 x 0 Avaí
  • 05/02 – Paranaense – Coritiba 1 x 0 Paraná
  • 08/03 – Copa do Brasil – Paraná 2 x 0 Bahia
  • 29/03 – Paranaense – Paraná 1 x 0 Atlético-PR
  • 02/04 – Paranaense – Atlético-PR 1 x 0 Paraná
  • 09/04 – Paranaense – Paraná 0 x 0 Atlético-PR
  • 13/04 – Copa do Brasil – Vitória 0 x 2 Paraná
  • 19/04 – Copa do Brasil – Paraná 0 x 0 Vitória
  • 24/05 – Copa do Brasil – Paraná 3 x 2 Atlético-MG
  • 31/05 – Copa do Brasil – Atlético-MG 2 x 0 Paraná

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="451397" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]