Paranaense é convidado para integrar comissão de lenda do futebol americano

Com informações de Leopoldo ScreminUma grande notícia para os entusiastas do futebol americano no Brasil surgiu neste fi..

Redação - 31 de julho de 2016, 11:10

Com informações de Leopoldo Scremin

Uma grande notícia para os entusiastas do futebol americano no Brasil surgiu neste final de semana. O curitibano Carlos Copi Junior, coordenador defensivo do Paraná HP, foi convidado pelo lendário treinador Hal Humme, para fazer parte de sua comissão técnica na Universidade de Belhaven, em Jackson, Mississippi.

O convite foi oficializado pela universidade que disputa a NCAA – Liga Universitária Americana – no último sábado, e a partir do dia 9, o curitibano será o primeiro brasileiro a ter esta honra.

O convite tem maior peso, por não se tratar de uma comissão técnica qualquer, afinal, “Carlitos” irá se juntar a uma lenda do esporte universitário americano, o técnico americano Hal Humme, criador do revolucionário ataque “Air Raid”.

“Fui indicado a Hal Humme pelo coach Clayton Lovet, e depois de algumas conversas, e de referencias muito positivas de americanos que me viram atuar como Coach por aqui, surgiu o convite para fazer parte da comissão técnica desta temporada na BU (Belhaven University)”, contou o empolgado Carlos Copi Junior, que viaja no início de agosto.

A princípio, o agora ex-treinador do Paraná HP, ficará até o fim da temporada em Mississippi. Porém, não descarta a possibilidade, caso tudo dê certo, de estender sua jornada de aprendizado e realização profissional na terra do Tio Sam: “Hal Humme é uma lenda viva do futebol americano, foi o criador do sistema ofensivo Air Raid. Aprenderei muito com os caras de lá nesta temporada, e quem sabe nas próximas”.

Ataque Air Raid: Esta formação de ataque, em que utiliza quatro recebedores e um corredor, revolucionou o futebol americano nos anos 80, quando Hal Hamme utilizou nas universidades de Iowa e Valdosa. Com estas equipes chegou à fase final do campeonato graças ao esquema, que igualava o jogo, independente da superioridade física dos adversários. Também foi utilizada com grande sucesso por Mike Shanahan no Denver Broncos, nos anos 90, conquistando dois títulos de Super Bowl (1997 e 1998).

Para o lugar de Carlos Copi Junior no Paraná HP, que disputa a Superliga Nacional, assumirá um trio de técnicos: Eduardo Viana, Gustavo Rios e Michel Antunes.