Paranaense fecha 2021 com chave de ouro no poker online

Quem acompanha o poker brasileiro de perto, sabe muito bem a força do Paraná na modalidade, tanto a nível nacional quant..

Redação - 12 de janeiro de 2022, 17:14

(Pixabay)
(Pixabay)

Quem acompanha o poker brasileiro de perto, sabe muito bem a força do Paraná na modalidade, tanto a nível nacional quanto internacional. Afinal de contas, o Estado é representado por alguns dos melhores jogadores do mundo e também é reconhecido pelos especialistas por ter algumas das melhores escolas online do esporte da mente no país.

Atualmente, o principal destaque do poker paranaense tem nome e sobrenome: Pedro Garagnani. Natural de Curitiba e especialista no poker online, ele atravessa um momento muito especial na sua trajetória como jogador e está no auge da carreira, aos 29 anos.

De acordo com o PocketFives, principal ranking de poker online do mundo, o atleta é o melhor competidor do país atualmente. Como se não bastasse, Pedro ocupa a segunda colocação no ranking mundial da modalidade atualmente, atrás apenas do britânico Patrick Leonard.

Vale destacar que o curitibano encerrou 2021 como o melhor jogador do mundo, alcançando assim a melhor marca da sua brilhante trajetória.

Como o poker chegou na vida de Pedro Garagnani?

Tudo começou aos 19 anos, quando Pedro cursava engenharia da computação na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) — aliás, Garagnani é técnico em informática. Ele começou a jogar poker logo no primeiro semestre da faculdade, junto com os amigos.

Mas, o que no início parecia uma simples diversão, foi se tornando cada vez mais presente na vida do curitibano. Sendo assim, não demorou muito e Pedro começou a ler vários livros conceituados sobre poker. A estratégia funcionou, a ponto do competidor ir para a glamourosa Las Vegas para jogar e aprimorar a sua técnica ao lado dos americanos.

O poker online entrou em sua vida a partir de 2013, através de um incentivo do amigo e também jogador Alex Gelinski. No entanto, assim como a maioria dos competidores que inicia a sua trajetória na modalidade, os bons resultados não vieram logo de cara e foi preciso muita paciência e alto comprometimento para Pedro alcançar o sucesso no poker online.

Os principais resultados que conduziram Pedro à liderança do ranking mundial em 2021

No poker, é consenso que um jogador acima da média é aquele que consegue manter ótimo nível de consistência ao longo dos anos. Pois é dessa maneira que o competidor vai, aos poucos, evoluindo o seu jogo técnico e se fortalecendo mentalmente.

Foi assim, ano após ano, que Pedro alcançou a regularidade no mais alto nível e trilhou o seu caminho para o ponto máximo de sua carreira, quando ocupou o posto de melhor jogador do mundo na temporada passada. Em 2021, um dos principais triunfos do curitibano veio com a vitória no WPTDeepStacks — torneio online disputado pelos melhores profissionais do mundo.

O título de Pedro no WPTDeepStacks é muito importante para a sua já condecorada carreira. Para quem não está por dentro do mundo do poker, essa competição é uma das mais relevantes do 888poker, portal que é referência no poker online e apresenta centenas de torneios diariamente. Vencer nessa plataforma não é novidade para Pedro, que já ganhou no site anteriormente.

Além do mais, o curitibano também brilhou em um campeonato do WSOP Online, considerado por muitos especialistas como um dos principais circuitos da modalidade. Para ficar com o título, Pedro precisou superar alguns dos melhores competidores do mundo na mesa final, como por exemplo o canadense Sam Greenwood — quinto melhor jogador do mundo na atualidade, segundo o PocketFives.

Além da excelente técnica, estilo de vida saudável é um importante aliado de Pedro nas partidas

Muitos podem imaginar que um jogador do nível de Pedro Garagnani leva uma vida recheada de glamour e com muitas regalias, mas as coisas não são bem assim. No poker online, por ser uma modalidade extremamente competitiva, os atletas precisam estar constantemente à frente da tela do computador para manter os níveis de prática e concentração em dia.

Logicamente, tamanha dedicação exige um determinado nível de resistência física e equilíbrio mental. Assim como muitos profissionais que permanecem entre os melhores do poker online durante anos, Pedro cuida muito bem de sua saúde.

(Pixabay)

O curitibano já declarou em muitas entrevistas para portais especializados em poker que treina crossfit regularmente há cinco anos, quatro vezes por semana. Além do mais, ele nunca escondeu que se preocupa em ter hábitos de alimentação saudável.

Outros competidores paranaenses que merecem destaque na cena do poker

Além de Pedro Garagnani, líder do ranking nacional, o Paraná está muito bem representado na classificação brasileira do PocketFives. Entre os 15 melhores competidores do país, o Estado conta com mais três jogadores: Rafael Furlanetto (9º), Leocir Carneiro (14º) e Pablo Wesley (15º).

Também é importante mencionar que o Paraná já foi campeão do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes, com a presença de Leocir no time principal. O título veio em 2018, com a participação de 20 seleções estaduais na disputa.

Confira abaixo todos os integrantes que fizeram parte da histórica campanha do time paranaense:

  • Daniel Almeida (treinador);
  • Pedro Grochocki;
  • Marcos Brito;
  • Leocir Carneiro;
  • Alisson Piekazewicz;
  • Thiago Crema;
  • Dayane Kotoviezy.

Ao todo, o Estado somou 111 pontos, apenas 4 pontos de vantagem sobre o time de São Paulo. Os paulistas, inclusive, eram considerados os principais favoritos nas prévias que antecederam o torneio, pois haviam levado o torneio um ano antes. Para completar o pódio, o Tocantins surpreendeu a todos e encerrou a sua participação com 92 pontos.

Como título de curiosidade, nunca na história do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes houve um time bicampeão, tamanha é a competitividade entre as seleções estaduais envolvidas — a primeira edição do torneio aconteceu em 2013.