Campeonato Paranaense retorna turno único e mata-mata em 2020

Redação

Paranaense Athletico X Toledo Campeonato Paranaense FPF

A partir de 18 de janeiro de 2020, o Campeonato Paranaense vai retornar aos gramados do estado. A FPF (Federação Paranaense de Futebol) divulgou nesta sexta-feira (18), em reunião com os representantes dos 12 clubes da competição, novidades no regulamento da competição.

A fórmula de disputa vai retomar o formato do campeonato de 2015, no qual todos os clubes se enfrentam em turno único e os oito melhores classificados se garantem na segunda fase. A competição terá 17 datas, uma a menos do que neste ano.

O cruzamento será por formato olímpico, com o primeiro colocado enfrentando o oitavo, o segundo contra o sétimo e assim por diante. A grande final será realizada no dia 26 de abril.

As equipes que terminaram do primeiro ao sexto lugar do Paranaense deste ano (Athletico, Toledo, Coritiba, Londrina, Operário e Paraná) terão a vantagem de jogarem seis das 11 rodadas em casa. O restante das equipe farão apenas cinco jogos em seus estádios.

Diferente da edição de 2015, não haverá a disputa do Torneio da Morte para definir as equipes rebaixadas para a segunda divisão. Os dois últimos colocados ao final do primeiro turno serão despromovidos da elite do futebol paranaense.

Outras mudanças importantes no regulamento foram a possibilidade de inscrições ilimitadas de atletas pelas equipes durante a competição. Além disso, serão destinadas três vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2021 no Paranaense, com a Taça FPF Sub-23 não sendo mais disputada a partir de 2020.

Previous ArticleNext Article