Com artrogripose e recordista nos 50m, nadadora de Curitiba promete brilhar no Parapan

Ayrton Baptista Junior - CBN Curitiba e Vinicius Cordeiro


Recordista brasileira na prova de 50 metros costas, a nadadora Tisbe Andrade é uma das paratletas que representa o Brasil neste Parapan. O torneio tem início nesta sexta-feira (23), mas as provas de natação só começam neste domingo (25).

tisbe andrade natação parapan
Ansiosa para o início das provas, Tisbe está em Lima há uma semana. Foto: Arquivo Pessoal

Entre diversos atletas, Tisbe se destaca. Já são cerca de 150 medalhas conquistadas na modalidade, chegando a ser eleita como a melhor atleta do paradesporto brasileiro, concedido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Além disso, já recebeu o prêmio do Orgulho Paranaense em 2014 e, há dois anos, recebeu o de Melhor Atleta Universitária.

Ela nasceu com artrogripose múltipla congênita, uma doença congênita rara que se caracteriza por múltiplas contraturas articulares. Isso pode incluir fraqueza muscular e afetar quase todas as articulações do corpo humano.

Em entrevista para a CBN Curitiba, ela contou que fazia fisioterapia desde pequena, mas ficou cansada dos exercícios. Com indicação profissional, ela descobriu sua verdade dentro da água.

“A fisioterapeuta indicou que tinha uma equipe de pessoas com deficiência na PUC. Eu sofria bastante quedas, meu equilíbrio era bem ruim. Depois que eu comecei a nadar, melhorou bastante. Até a questão de aceitação melhorou, na questão de conviver com as outras pessoas com deficiência”, comenta.

BARREIRA SUPERADA COM A NATAÇÃO

Além da rotina nos treinos, Tisbe é estudante de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A curitibana ressalta a importância de superar críticas e desconfianças.

“Algumas pessoas já falaram que eu não deveria me dedicar ao esporte, que não daria futuro e deveria estudar. Agora estou indo para o Parapan, que é a realização de um sonho”, completa.

Por causa dessa sua história de batalhas, Tisbe sempre leva uma mensagem. “Não desista dos sonhos. Mesmo se algumas pessoas te botam para baixo. Se é o seu sonho, você tem que ir atrás”, finaliza.

tisbe andrade natação parapan
Tisbe em ação na piscina. Foto: Pedro Ernesto / Reprodução Facebook

LEIA TAMBÉM:

Previous ArticleNext Article